Universidade passa a oferecer curso de planejamento, desenvolvimento e implantação de projetos de Internet das Coisas com certificação Huawei.
A PUC-RS e a Huawei renovaram o convênio entre as instituições na última sexta-feira (26/1), expandindo a atuação do Smart City Innovation Center PUCRS Huawei, inaugurado em 2016, para a área de ensino. O objetivo é formalizar a união de esforços na formação de pessoas para planejar, desenvolver e implantar projetos que utilizem o conceito de Internet das Coisas (IoT). Com a expansão do convênio, a universidade passa a oferecer um curso de extensão em IoT com certificação Huawei.
MCTIC e Huawei assinam acordo para colaboração na inovação em TICs
Para Fabiano Hessel, coordenador do Smart City Innovation, a estrutura inaugurada em 2016 despertou o interesse de empresários e gestores públicos pela possibilidade de transformar cidades em lugares mais adequados às necessidades do cidadão em áreas como saúde, segurança, educação, agricultura e mobilidade urbana.
“A partir da interação com os diferentes setores da sociedade, percebemos a necessidade de preparar recursos humanos para atuar nesse novo mercado. Em 2017, em parceria com a Huawei, formamos 95 pessoas”, conta Hessel. Além disso, o projeto da empresa com a PUCRS segue também com foco em pesquisa e desenvolvimento.
Segundo Vinicius Fiori, coordenador dos projetos de capacitação da Huawei para o Brasil, a educação está no centro da responsabilidade social da empresa. O executivo apontou que existe uma grande dificuldade de organizações encontrarem profissionais de TI e telecomunicações com a qualificação necessária e, se não houver gente capacitada, não será viável implementar projetos como cidades inteligentes, 5G e de internet das coisas em larga escala no país.
Até 2019, a Huawei projeta capacitar 40 mil pessoas em todo o Brasil. Uma das estratégias para alcançar essa meta é a aproximação com as universidades e com lideranças governamentais. Até 2017, a empresa já havia capacitado mais de 28 mil pessoas.