Qualcomm apresenta primeira solução para popularizar o 5G

22/05/2018 09:09

Tecnologia é baseada na já existente plataforma FSM, usada por ela em small cells para 3G e 4G.

A Qualcomm anunciou nessa segunda-feira, 21, uma de suas primeiras soluções para começar a popularizar o 5G no mundo. Chamada de FSM100xx, a plataforma para small cells e remote radio heads — dois tipos de aparelhos usados para amplificar o alcance de uma rede de dados móveis — é a primeira da empresa com suporte ao 5G, tanto na frequência padrão (abaixo de 6 GHz) quanto no espectro mmWave, de frequências mais altas (quase 30 GHz).

De acordo com a Qualcomm, a solução é baseada na já existente plataforma FSM, utilizada por ela em small cells para 3G e 4G. Na prática, isso permite que os fabricantes de ambos os tipos de dispositivos possam aproveitar os mesmos designs de software e hardware usados hoje para criar novas “antenas” compatíveis com o 5G.

Espera-se que as small cells tenham um papel crucial na popularização do 5G, como já têm hoje com o 4G. A Vivo, por exemplo, instalou esses aparelhos em orelhões e pontos de ônibus em algumas das principais capitais no Brasil em 2017 para aumentar o alcance de sua rede, enquanto a Tim já tinha planos de instalar milhares delas em grandes centros urbanos em 2015.

 

Fonte:ipnews