Receita de telecom estabiliza, enquanto serviços de dados aceleram

17/01/2015 14:24

Indicadores macroeconômicos apontam crescimento global de 3% em 2014, devido a retração na zona do euro e a uma desaceleração significativa no Brasil e na Rússia, afirma a Infonetics Research.

O mercado de telecomunicações vem apresentando oscilações importantes nos últimos três anos e deve registrar crescimento global de 3% em 2014, segundo a Infonetics Research, empresa de pesquisa de mercado de tecnologia.

Estudo apresenta medidas para desenvolvimento do setor de Telecom

No relatório Tendências e Drivers Mercado Global Telecom e Datacom, a empresa avalia que a zona do euro, Brasil e Rússia são os maiores responsáveis pela retração do setor. "No geral, o crescimento na receita de telecomunicações continua arrefecido em cada região geográfica", diz Stéphane teral, principal analista de infra-estrutura e operadoras móveis a economia Infonetics Research.

Segundo ele, na Europa, os cinco maiores provedores de telecom - Deutsche serviço Telekom, Orange, Telecom Italia, Telefónica e Vodafone- continuam a registrar queda das receitas, embora menos acentuada do que nos últimos 3 anos.

Na América do Norte, a AT & T e a Verizon sinalizam uma guerra de preços nos erviços de telefonia móvel, iniciada pela T-Mobile americana, que agora corre por fora.

A receita global do serviço móvel  se movimentou pouco no primeiro semestre de 2014, registrando aumento de apenas 0,5% em relação a igual período do ano passado.

Para compensar as perdas de receita, os provedores de serviços de telecom estão fortalecendo as suas operações na área corporativa. Co-autor do relatório, Matthias Machowinski, analista da Infonetics, informa que "depois de um fraco desta área de redes corporativas em 2013, a receita deste segmento e da oferta de comunicação para corporações aumentaram em 2014, graças ao ressurgimento do mercado norte-americano e ao investimento global em infraestrutura de segurança.

"Esperamos resultados semelhantes em 2015, quando uma forte demanda do usuário final na América do Norte e Ásia Pacífico pode ser compensado pelo encolhimento do mercado europeu".

Os serviços móveis de dados (mensagens de texto e de banda larga móvel) voltou a subir em todas as regiões no primeiro semestre de 2014, impulsionado pelo aumento do uso de smartphones.

Já o serviços de banda larga móvel cresceu 26% no ano, o suficiente para compensar o declínio da receita SMS.

O relatório projeta como principais tendências que afetam o mercado de rede e de comunicação a adoção de serviços em nuvem, o uso de arquiteturas em nuvem em data centers corporativos e a infraestrutura de segurança se tornando uma parte de todas as decisões de TI.

 

Fonte:Ipnews