Receita global de servidores cai 2,7% em 2016, aponta Gartner

13/03/2017 17:04

Remessas cresceram apenas 0,6%; HPE, líder no segmento, viu seu rendimento cair 11% no quarto trimestre do ano passado.

Gartner apontou que a receita mundial de servidores caiu 1,9% no quarto trimestre do ano passado em comparação com 2015, enquanto as remessas diminuíram 0,6% no período. No retrospecto do ano, o número de servidores comercializados mundialmente cresceu 0,1%, mas a receita caiu 2,7%.

Receita mundial de semicondutores cresce 1,5% em 2016, diz Gartner

De acordo com o Gartner, os índices anuais foram influenciados pelo aumento do número de data centers de grande escala, como os do Facebook e do Google, que demanda uma mudança significativa de servidores. Já as empresas tiveram porcentagem de crescimento menor e passaram a utilizar aplicações em servidores por meio da virtualização e em provedores de serviços em nuvem, em alguns casos.

Do ponto de vista regional, a Ásia/Pacífico foi a única região a apresentar crescimento positivo tanto em receita como em remessas no quarto trimestre de 2016. Todas as outras localidades registraram queda, sendo que a América Latina teve a maior diminuição no número de remessas de servidores (12,2%), enquanto o Oriente Médio e a África caíram 14,7% em termos de receita.

No quarto trimestre de 2016, a Hewlett Packard Enterprise (HPE) liderou o mercado mundial de servidores em receita. A companhia fechou o ano com um total de US$ 3,4 bilhões em receita no quarto trimestre de 2016 e 22,9% de participação global. Entretanto, esse rendimento caiu 11% comparado ao mesmo período em 2015. No trimestre, somente a Dell e a Huawei apresentaram crescimento, de 1,8% e 88,4%, respectivamente.

A Dell cresceu 6,5% e passou para a liderança em remessas globais de servidores no quarto trimestre de 2016, com 19,1% do mercado. A HPE apresentou queda de 19,4%, caindo para a segunda posição com 17,2% do mercado. A Huawei registrou o maior crescimento em remessas de servidores, com um aumento de 64% com relação ao mesmo período no ano passado. Em termos de receita, os cinco maiores fabricantes apresentaram declínio no quarto trimestre de 2016.

O declínio na receita da IBM acelerou no quarto trimestre de 2016. A queda nos rendimentos da empresa relativos a servidores passou de 20% no terceiro trimestre de 2016 para 34,7% no quarto em comparação ao mesmo período do ano anterior. A decisão da IBM de não operar mais no mercado de x86 deixou a empresa ainda mais exposta às oscilações de demanda de servidores high-end, que já estão sofrendo com quedas cíclicas.

“As companhias incumbentes enfrentam cada vez mais desafios, enquanto os fabricantes originais e os fornecedores da China estão cada vez mais se destacando devido aos seus investimentos para crescimento em longo prazo e sua presença em mercados de tecnologia adjacentes”, afirma a consultoria, em comunicado à imprensa.

A Dell se destacou entre os cinco maiores do mundo em volume de remessas, com crescimento de 11,4% no quarto trimestre de 2016. Esse desempenho consistente ajudou a empresa a aumentar sua parcela de mercado em 3,5% com relação ao ano anterior. Isso aconteceu em grande parte por conta da líder HPE, que viu o número de servidores comercializados cair 16,3% com relação a 2015 e a empresa sofreu uma perda de 5,1% de participação no quarto trimestre de 2016.

A Huawei foi, entretanto, a grande vencedora em volume de remessas no quarto trimestre de 2016 e poderia preocupar ainda mais os grandes nomes conhecidos do mercado mundial. Para o Gartner, o forte crescimento de 54,6% no número de unidades comercializadas no quarto trimestre de 2016 foi resultado da sua habilidade de utilizar seus pontos fortes tanto em mercados de tecnologia adjacentes como em regiões emergentes.

Segundo o Gartner, a previsão para 2017 sugere um crescimento modesto devido principalmente aos provedores de serviços. As empresas apresentarão um pequeno declínio na compra de unidades e um leve aumento na receita.

Fonte:ipnews