Remessas mundiais de dispositivos pessoais vão aumentar 2% em 2018, diz Gartner

30/01/2018 09:08

Número total será de 2,32 bilhões de produtos vendidos, com smartphones representando a maior parte. 

As remessas mundiais de dispositivos pessoais, como PCs, tablets e smartphones, deve crescer 2,1% este ano, alcançando 2,32 bilhões de unidades vendidas, segundo dados do Gartner. Em 2017, foram 2,28 bilhões de novos dispositivos adquiridos.

Vendas globais de celulares se concentram em cinco empresas, diz Gartner

Dois mercados impulsionarão o crescimento geral nos embarques de dispositivos em 2018. O primeiro é o de telefonia móvel, liderado pelo segmento de smartphones high-end. O segundo é o mercado ultramóvel premium, onde os dispositivos finos e leves da Apple e do Microsoft Windows 10 estão estimulando uma maior demanda. 

Segundo o Gartner, os consumidores têm muitas opções de compra, o que representa dois desafios para os fornecedores. O primeiro é o compartilhamento da carteira, considerando a quantidade de dispositivos que os consumidores possuem. O outro é oferecer valor e manter relevância, oferecendo o dispositivo certo ao cliente correto. A expectativa é que mais compradores concentrem-se em valor, em vez de apenas preço, e considerando dispositivos mais caros. 

As vendas de telefones móveis vão aumentar 2,6% em 2018, totalizando 1,9 bilhões de aparelhos. Só os smartphones vão representar 87% do volume, um aumento de 6,2% nas remessas. A expectativa é com os lançamentos da Apple, que farão a fabricante crescer mais que a média do mercado em 2018.  

Por outro lado, os PCs vão representar uma queda de 5,4% este ano, puxada pela menor venda de notebooks, que irá cair 6,8%. O Gartner explica que os custos de DRAM duplicaram desde junho de 2016 e fizeram os fornecedores de PC aumentarem os preços no primeiro semestre de 2017, uma tendência que deve se manter em 2018. As vendas totais, somadas ao de computadores de mesa, serão de 193 milhões de dispositivos, ante 204 no ano passado. 

O surgimento do 5G 

Os smartphones com 5G devem chegar ao mercado em 2019, quando começarão os lançamentos de redes 5G em países como Estados Unidos e Coreia do Sul. O Gartner prevê que, até 2021, 9% dos smartphones vendidos já vão suportar a nova tecnologia. “No geral, o 5G será um driver significativo de serviços de vídeo e transmissão, pois trará Internet mais rápida e suportará novas aplicações de Inteligência Artificial”, diz a consultoria. 

Ainda em 2018, os fabricantes de smartphones se concentrarão em oferecer experiências personalizadas mais atraentes, através de assistentes pessoais virtuais e interfaces mais naturais. A biometria, aprimoramentos adicionais para vídeo e recursos de câmera também serão novos diferenciais.

Fonte:ipnews