RNP e Capes conectam comunidade científica por WiFi

14/04/2014 07:39

Intuito é melhorar as políticas públicas para a educação no Brasil.

A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) começaram a utilizar o eduroam (education roaming), serviço de acesso à internet sem fio par a comunidade científica de ensino e pesquisa, gerido e operado no Brasil pela RNP.

O intuito é melhorar as políticas públicas para a educação no Brasil, e a Capes será primeira autarquia federal ligada ao MEC e o segundo ponto na cidade de Brasília (Distrito Federal) – o primeiro é a própria RNP -, a usufruir do serviço que facilitará o processo de conexão de reitores, diretores, pesquisadores, alunos e profissionais vinculados a instituições de ensino e pesquisa no Brasil e de outros países, que usam o serviço de rede de acesso à internet sem fio. Os profissionais da Capes poderão visitar instituições no Brasil e no mundo, usando o eduroam, ou seja, farão sua conexão à internet wi-fi sem a necessidade de múltiplos logins e senhas.

“Essa é a principal vantagem do serviço: dar poder de conexão aos professores e alunos que participam da Capes. Antes tínhamos que permitir o acesso à rede para cada um, agora sabemos que todos podem se conectar ao eduroam, de forma independente, dos seus próprios locais de trabalho”, ressaltou o diretor de Tecnologia da Informação da Capes, Sergio Cortes.

 

Fonte:ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!