Robô vai guiar cirurgias de câncer no SUS São Paulo

20/02/2014 10:51
Robô


Pela primeira vez, um robô vai ser usado em cirurgias de pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde. A expectativa é que a máquina ajude a beneficiar 1.070 pessoas nos próximos três anos e, futuramente, possa ser utilizada em larga escala.
 
Sentados à frente de um console, os cirurgiões acionam os comandos do robô e têm visão tridimensional com profundidade que permite maior precisão das intervenções em relação às cirurgias convencionais.  
   
As cirurgias com o robô, importado dos Estados unidos, irão acontecer em cinco diferentes especialidades oncológicas: urologia, ginecologia, cabeça e pescoço, aparelho digestivo e cirurgias do tórax.
 
Além de permitir cirurgias menos invasivas, espera-se que o novo equipamento reduza a dor nos pacientes e encurte tempo de internação no hospital o que, consequentemente, levará a maior rotatividade dos leitos.

“A oportunidade de termos uma cirurgia robótica no SUS, mesmo que como pesquisa, inicialmente, demonstra um grande avanço na saúde, além de termos a chance de tratar os pacientes com câncer com uma efetividade ainda maior”, avalia Paulo Hoff, diretor Geral do ICESP.
 
Três cirurgias já foram realizadas pelo Icesp com o novo robô, para retirada de tumores malignos da próstata. A Secretaria de Estado da Saúde investiu R$ 2 milhões no custeio das operações que foram financiadas pelo Ministério da Saúde.

Fonte:olhardigital

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!