Ruckus atualiza controladores de rede SmartZone para simplificar gestão de rede

13/07/2018 10:28

Nova funcionalidade e APIs abertas permitem que provedores de serviços diferenciem suas ofertas de serviços gerenciados.

Ruckus Networks, empresa do grupo Arris, anunciou a disponibilidade dos controladores de rede SmartZoneOS 5, que permite gerenciar um único elemento de rede para o controle e gestão tanto dos access points como dos switches da Ruckus. A nova família de controladores de rede SmartZone inclui appliances físicos e virtuais, projetados para provedores de serviços gerenciados, operadores de redes e organizações de médio e grande portes.

Google utiliza soluções da Ruckus para fornecer Wi-Fi público da Google Station

Lançados em 2015, os controladores baseados no SmartZoneOS combinam escalabilidade, multilocação em camadas, flexibilidade de arquitetura e APIs extensivas em um único elemento gerenciado de forma centralizada. Essas capacidades permitem que provedores de serviços gerenciados implementem modelos de negócios complexos, multicamadas e como um serviço usando seus próprios aplicativos de gerenciamento.

Permitem também que operadores gerenciem o tráfego de dados do assinante em larga escala, integrando os fluxos de tráfego e dados da rede à arquitetura de rede existente. Os controladores de rede SmartZone permitem ainda que as empresas simplifiquem o gerenciamento da rede através da consolidação e utilização de ferramentas nativas de análise e resolução de problemas.

A atualização também traz os seguintes benefícios, segundo a Ruckus:

  • Eliminação de erros de provisionamento através da utilização de um processo automatizado de detecção de access points (APs) e switches;
  • Redução do tempo de configuração e implantação quando comparados a uma abordagem de múltiplos consoles;
  • Redução de custos associados ao licenciamento de softwares de rede e hipervisores, com servidores, serviços públicos e treinamento;
  • Permissão para que um único cluster de controlador de rede escale até 450 mil clientes.

Já para provedores de serviços gerenciados e de rede como um serviço (NaaS), que enfrentam o desafio de desenvolver aplicativos personalizados e gerenciar seus custos para garantir rentabilidade, controladores de rede SmartZone oferecem:

  • Fornecimento de APIs RESTful abertas e documentadas que permitem facilmente invocar funções e configurações do SmartZone o que garante uma automação livre de erros.
  • Fornecimento APIs de streaming que permitem à equipe de TI monitorar em tempo quase real a matriz completa de dados de rede, estatísticas e alarmes da Ruckus, permitindo a fácil criação de painéis e relatórios personalizados e completos – tudo dentro de seus próprios aplicativos.
Fonte:ipnews