Sabesp moderniza processos de gestão com soluções da SAP
SAP ERP e SAP HANA são adotados pela maior empresa saneamento do Estado de São Paulo.
A Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, modernizou seus sistemas de gestão gerenciais e empresariais com soluções tecnológicas da SAP. A companhia, uma sociedade anônima de capital aberto, com ações nas bolsas de São Paulo e de Nova York, depois de uma licitação com ampla participação das empresas de mercado, substituiu os antigos sistemas legados, baseados em mainframe, da década de 70, pelo SAP ERP e SAP HANA.
A Sabesp hoje atende 367 municípios do Estado de São Paulo, prestando serviços para clientes residenciais, comerciais, públicos e industriais. Só no ano passado, forneceu água para cerca de 27,7 milhões de pessoas (13% da população brasileira), enquanto seu serviço de coleta de esgoto abrangeu 21,2 milhões de pessoas. No total, a companhia é responsável por 27,9% de todo o investimento em saneamento básico feito no Brasil.
Sabesp reduz custos com nova solução de banco de dados
“Decidimos revisar processos e procedimentos para prover maior eficiência para a companhia”, explica Manuelito Magalhães Jr, diretor de Gestão Corporativa da Sabesp. Ele destaca que as soluções adotadas “atendem a todos os requisitos exigidos por uma companhia de saneamento que é uma das maiores do mundo”. O executivo garante que, apesar do recente go live, no último mês de abril, já é possível constatar uma significativa melhoria de performance. “Observamos, sem dúvida, maior eficiência, mais rapidez e agilidade nos nossos processos”.
A implementação das soluções da nova plataforma da companhia – que passaram a compor o Projeto SiiS – Sistema Integrado de Informações SABESP – foram implementadas pela Accenture, parceira da SAP.
Os módulos do SAP ERP e a solução SAP HANA adotados respondem por todos os processos administrativos e financeiros, atendendo requisitos importantes como os exigidos pelas áreas de Controladoria e Finanças, Suprimentos e Estoques, Gerenciamento e Controle de Projetos, Gestão de Manutenção, Recursos Humanos, Perfis, Governança, Risco e Conformidade, Frota e Telecomunicações/Energia Elétrica e Autoatendimento.
Fonte:ipnews