Samsung desvenda portfólio de produtos 5G
A Samsung Electronics informa que até o final deste ano terá, comercialmente, um portfólio completo de produtos 5G, para que os operadores possam usá-lo nos lançamentos de rede sem fio de 2018; Verizon anuncia piloto nos EUA.
O portfólio anunciado antes da abertura do Mobile World Congress 2017 em Barcelona inclui um roteador doméstico 5G, rádio 5G, núcleo de próxima geração e sistemas de gerenciamento em toda a rede. Ao longo do tempo, o portfólio irá suportar outras faixas de onda milimétrica e sub-6 GHz, mas fora do portão será um sistema de 28 GHz.
“Este é um portfólio completo de produtos que serão necessários para implantar redes sem fio fixas”, que será o caso de uso de 2018 para o 5G comercial, disse Alok Shah, vice-presidente de estratégia, desenvolvimento de negócios e marketing da divisão de redes da Samsung. “Isto é de ponta a ponta.”
Além de todos os componentes da rede, a Samsung recentemente revelou a prontidão comercial de seu chipset 5G RF Integrated Circuit, projetado para fortalecer o desempenho do 5G do portfólio de rádio e outros produtos de acesso por rádio. Se seguir o padrão de outros componentes, estará disponível a outros fabricantes do equipamento incorporar em seus produtos também.
A questão sempre surge como os fornecedores de equipamentos são capazes de fornecer engrenagens 5G quando as normas ainda não foram finalizados nos organismos de normalização. Shah disse que a expectativa é que haverá um caminho de atualização para o que inicialmente foi implantado para uma versão compatível com 3GPP do equipamento. Com fixo wireless, o processo de atualização é muito mais gerenciável do que é para celular, ele observou.
Verizon para iniciar 5G piloto em 1H 2017 em Atlanta, Denver, Seattle e mais
A Verizon anunciou na semana passada que entregará serviços pré-comerciais de 5G para selecionar clientes em 11 mercados em todo o país em sua rede recém-construída 5G, baseada na tecnologia desenvolvida com seus parceiros no 5G Technology Forum.
A empresa está trabalhando com a Ericsson e a Samsung, a última das quais implantou equipamentos em cinco dos mercados. Os testes, planejados para começar em abril, fornecerão acesso sem fio fixo aos clientes para avaliar as experiências dos usuários e avaliar o desempenho da tecnologia.
Basicamente, como funciona é que as unidades de acesso são instaladas em toda a cidade de negócios e bairros residenciais, que ligam os sinais de rádio para uma rede de núcleo virtualizado que é configurado dentro dos centros de dados da Verizon. Nos testes pré-comerciais, que começaram em dezembro de 2016, o sistema 5G demonstrou throughput multigigabit em distâncias de até 1.500 pés em cada um dos diferentes ambientes selecionados para os testes de clientes.
Fonte:Ipnews