SAP gasta R$ 60 milhões para expandir centro de inovação

03/12/2013 09:23

A SAP inaugurou nesta segunda-feira o segudo prédio do seu centro de pesquisa e desenvolvimento em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. A construção tem 9.927 metros quadrados, capacidade para 500 estações de trabalho e foi contruído, assim como o primeiro edifício, seguindo os conceitos de sustentabilidade do selo LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design). 

A ideia com a expansão é desenvolver soluções não somente para o mercado brasileiro, mas para toda América Latina. A função do laboratório, segundo Diego Dzodan, presidente da SAP América Latina do Sul, é focar em três áreas de inovação: mobilidade, Big Data e cloud computing.  

As iniciativas de P&D também visam atender os parceiros regionais e desenvolver soluções específicas para clientes locais de 25 setores. Para isso, a companhia planeja o crescimento do seu quadro de funcionários, que deverá passar de 190 pessoas para 750 em 2014. Este é o 15º centro da SAP no mundo e o único na América Latina. 

Verde, colaborativo e sociável

O novo prédio traz conceitos de sustentabilidade como reutilização de água, consumo inteligente de energia, uso de materiais de construção sustentáveis, qualidade do ambiente interno, destinação correta de resíduos e utilização de materiais de baixa degradação. Além disso, a SAP conta com sistemas de medição de energia e água.

Segundo Fabiano André Hennemann, gerente de facility da SAP e responsável pelo projeto dos centros, com o controle de consumo em tempo real, a companhia reduziu de 30% a 40% a despesa com água e mais 15% de energia, fora os 14% já abatidos no primeiro prédio.

Reprodução

Outro conceito presente no SAP Labs são os espaços de trabalho colaborativos, com mesas grandes e salas voltadas para o 'design thinking' - conjunto de métodos e processos de criação. Durante a elaboração do projeto a SAP realizou workshops e pesquisas para saber quais ambientes trariam mais produtividade e criatividade aos funcionários, informou o executivo.

Entre as novidades surgiu a ideia de criar um espaço com churrasqueira - paixão dos gaúchos. "Isso foi esperado por todos e antes da inaguração já temos uma fila de espera enorme. Há espaços para dois times com mais de 60 pessoas. Estamos ansiosos para ver como este e outros espaços vão influenciar no trabalho de todos", comentou.

 

fonte olhardigital


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!