Saraiva troca plataforma de e-commerce para melhorar a experiência do cliente
Com mais de 15 milhões de visitantes mensalmente, o novo e-commerce da Saraiva entra no ar amanhã, 30/09, com mais interatividade e dinamismo, informa a rede.
Com uma sólida atuação nos segmentos de Varejo e de Negócios Editoriais, o Grupo Saraiva inova-se, no ano de seu centenário, ao apresentar nesta terça-feira, 30/09, seu novo e-commerce e m-commerce. Além de um layout moderno, o Saraiva.com.br oferece ao consumidor uma experiência única e rica com acesso a uma gama de conteúdos relacionados ao mix de produtos disponíveis, como vídeos, resenhas, curiosidades, biografias, áudios, entre outros.
Com a nova plataforma flexível, a Saraiva customizou os ambientes do site com ênfase aos conteúdos gerando uma maior interação com o consumidor, já que é possível ler um trecho de um livro, ver o trailer de um filme, ouvir um trecho de música e descobrir informações de um item sob a forma de degustação, sem nem precisar sair da página inicial (home). A disponibilidade dos conteúdos será crescente e é resultado de parcerias com a indústria de literatura e entretenimento, por exemplo. “Começamos com a oferta de conteúdos de parceiros-chave e o objetivo é que todo o e-commerce ofereça a mesma experiência ao longo do tempo, integrando inclusive com o site Saraiva Conteúdo”, disse Marcelo Ubríaco, vice-presidente de Negócios para o Varejo da Saraiva.
O novo site de comércio eletrônico estará disponível também para usuários de dispositivos móveis, por meio do m-commerce. “Queremos levar ao ambiente virtual a mesma experiência de compra de uma loja física por meio de ferramentas que deixam a navegação mais interativa, dinâmica e envolvente, em virtude da disponibilidade de um conteúdo bastante rico, fazendo com que o consumidor fique imerso no universo do produto que procura”, afirma Ubríaco. Para o executivo, um dos diferenciais da Saraiva é a visão integrada como grupo que envolve Varejo e Negócios editoriais. “Em nosso e-commerce, oferecemos o Saraiva Prepara, uma plataforma de cursos online desenvolvida pelo Grupo que prepara estudantes para exames, concursos e carreiras públicas", disse. A partir da iniciativa, o consumidor terá facilmente acesso a conteúdos e páginas de autores.
O e-commerce da Saraiva possui mais de 2 milhões de itens e recebe em média 15 milhões de visitantes por mês. Além de contar com uma navegação intuitiva mais rápida, a busca tornou-se mais evidente no topo da página e aprimorada para facilitar a identificação do produto. O novo site traz ainda uma melhor organização no menu dividido por categorias, o que tornou o processo de compra mais fluido com a redução de passos para finalização.
Estratégia multicanal
A nova plataforma está alinhada ao posicionamento da Saraiva em criar e distribuir conteúdo, tecnologia e serviços disponíveis em qualquer dispositivo e formato, e acessíveis a qualquer hora e qualquer lugar. A Saraiva possui atualmente 115 lojas físicas em todo o País e considera o e-commerce estratégico em sua atuação multicanal, que possibilita ao cliente ter a mesma experiência, independente do canal de compra. Seja no e-commerce ou nas lojas físicas, o consumidor pode comprar online e retirar na loja, por exemplo, ou comprar na loja e pedir a entrega em sua casa. “Entendemos o cliente como um só, seja na loja ou site, em busca de produtos físicos ou digitais”, disse Ubríaco.
Conteúdos
Uma das principais propostas do novo e-commerce da Saraiva é oferecer ao cliente conteúdos ricos sobre os produtos. Para viabilizar o e-commerce diferenciado, a Saraiva contou com a parceria de empresas de entretenimento, literatura, entre outras, como a Companhia das Letras, que disponibilizou informações extras sobre alguns de seus livros, como biografias dos autores, bem como entrevistas e conteúdos produzidos por eles. “Cada vez mais, os leitores têm interesse em ampliar o horizonte de um livro e o novo site da Saraiva dá a oportunidade de atingir uma dimensão maior do que as palavras impressas por meio da oferta de conteúdos variados relacionados às obras, como vídeos e textos adicionais”, afirma Matinas Suzuki Junior, diretor de Marketing e Vendas da Companhia das Letras.
Fonte:Ipnews