SDN é aposta corporativa para reduzir custos, aponta estudo

13/02/2015 09:22

Levantamento revela a importância dos aplicativos em ambiente distribuído e como será a infraestrutura para suportar a entrega desses sistemas aos usuários em ambientes móveis e na nuvem.

As corporações apostam nas redes definidas por software (SDN) como meio de operacionalizar as suas redes e reduzir custos. Segundo estudo divulgado pela F5 Network, realizado junto a 300 grandes corporações, 2/3 das empresas consideram a arquitetura para reduzir as despesas operacionais, uma condição, inclusive, para que SDN avance do estágio inicial de adoção para uma implantação generalizada.

Gestores veem soluções definidas por software (SDx) como vitais para a transformação da TI

O estudo identificou que os ambientes atuais de aplicações são enormes e estão em crescimento: 20% dos pesquisados disseram ter de 201 a 500 aplicações atualmente instaladas, e 28% têm de 1 a 200 aplicações instaladas.

Nuvem privativa e aplicações para dispositivos móveis são tendências líderes: quando perguntamos quais tecnologias terão importância estratégica nos próximos 2 a 5 anos, a nuvem privativa ocupou o primeiro lugar com 59%, e as aplicações para dispositivos móveis ocuparam um segundo próximo, com 56%. Essas respostas indicam que a importância estratégica das aplicações baseadas na nuvem e das aplicações móveis continuará a aumentar. O mesmo vale para o crescente número de aplicações que requerem serviços e uma maior complexidade envolvida em sua implantação.

A disponibilidade das aplicações depende da política e de tecnologias de segurança: quando perguntados quais serviços eles não seriam capazes de imaginar isolados da implantação de uma aplicação, os serviços de disponibilidade constituíram a categoria principal, com 40% das respostas. Os serviços de segurança ficaram próximos desta marca, com 30%. Os entrevistados reforçaram a crença de que, se uma aplicação não está disponível, isso é mais importante do que outros serviços que por ventura estejam indisponíveis.

Infraestrutura possibilitada por API é necessária para conduzir a agilidade do negócio: A programabilidade é um componente chave para DevOps. Isso envolve SDN e computação na nuvem. Os clientes da F5 entrevistados indicaram uma substancial guinada em direção à adoção de automação e orquestração personalizada de serviços de rede.

As redes definidas por software (SDN) precisam reduzir as despesas operacionais: Os clientes continuam interessados em SDN como meio de operacionalizar as suas redes. Segundo a pesquisa, dois terços dos entrevistados estão considerando SDN para reduzir as despesas operacionais. Para avançar do atual estágio de primeiros a adotar, em direção a uma implementação generalizada, as SDN precisam atender a essa exigência.

A pesquisa sobre a entrega de aplicações em ambiente distribuído foi feita com grandes empresas dos segmentos financeiro, de telecomunicações, governo e fabricantes de produtos de consumo em geral. A F5 queria saber as perspectivas dos clientes sobre como as tendências e tecnologias emergentes irão impactar os serviços de aplicações.

 
 
Fonte:Ipnews