SDN pode resolver problemas de downtime, diz NetBR

05/05/2014 23:11

Arquitetura pode agilizar negócios de TI com automação e aplicações.

O setor de TI no Brasil ainda vive um pouco do passado e muitos gestores têm uma visão antiga da infraestrutura tecnológica e requerimentos de negócios, é preciso processar tudo e ter bons resultados, afirmou André Facciolli, diretor da NetBR que abordou, em sua apresentação o conceito de datacenter, a primeira parada do SDN, que permite a automação nos data centers e a relocação da equipe de TI.

Apresentação do Encontro IPNews SDN

“Ainda vivemos um problema cultural nas empresas, que estão acostumadas a olhar automação e gerenciamento da forma antiga. Num futuro bem próximo, isso está fadado a morrer em curto prazo”, declara.

No setor de tecnologia a quantidade de hardwares e softwares para administrar é grande, o que dificulta aos CIOs dar atenção, na velocidade devida, a novos projetos. Mas, com a virtualização e a nuvem muito dessa realidade mudou, no entanto, as novas tecnologias ainda não conseguiram reduzir o gap do ‘downtime’, que leva muitas empresas para o prejuízo financeiro, e isso está prestes a mudar com o SDN.

“Fazendo uma analogia do SDN com virtualização de servidores, esse é propulsor da automação, uma vez que desacoplo a camada física da de apps e posso trabalhar de forma automatizada. O ganho é enorme, porque as coisas começam a funcionar, não têm tanta intervenção humana, nem downtime”, e o segredo é prevenir problemas e otimizar a infra. Hoje, 70% dos profissionais estão voltados para a área operacional, apenas 20% em design/arquitetura e 5% em inovação. Isso deve mudar nós próximos anos, pois as empresas já exigem agilidade e gerenciamento da performance do negócio.

 

Fonte:ipnews

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!