SDN pode resolver problemas de downtime, diz NetBR
Arquitetura pode agilizar negócios de TI com automação e aplicações.
O setor de TI no Brasil ainda vive um pouco do passado e muitos gestores têm uma visão antiga da infraestrutura tecnológica e requerimentos de negócios, é preciso processar tudo e ter bons resultados, afirmou André Facciolli, diretor da NetBR que abordou, em sua apresentação o conceito de datacenter, a primeira parada do SDN, que permite a automação nos data centers e a relocação da equipe de TI.
Apresentação do Encontro IPNews SDN
“Ainda vivemos um problema cultural nas empresas, que estão acostumadas a olhar automação e gerenciamento da forma antiga. Num futuro bem próximo, isso está fadado a morrer em curto prazo”, declara.
No setor de tecnologia a quantidade de hardwares e softwares para administrar é grande, o que dificulta aos CIOs dar atenção, na velocidade devida, a novos projetos. Mas, com a virtualização e a nuvem muito dessa realidade mudou, no entanto, as novas tecnologias ainda não conseguiram reduzir o gap do ‘downtime’, que leva muitas empresas para o prejuízo financeiro, e isso está prestes a mudar com o SDN.
“Fazendo uma analogia do SDN com virtualização de servidores, esse é propulsor da automação, uma vez que desacoplo a camada física da de apps e posso trabalhar de forma automatizada. O ganho é enorme, porque as coisas começam a funcionar, não têm tanta intervenção humana, nem downtime”, e o segredo é prevenir problemas e otimizar a infra. Hoje, 70% dos profissionais estão voltados para a área operacional, apenas 20% em design/arquitetura e 5% em inovação. Isso deve mudar nós próximos anos, pois as empresas já exigem agilidade e gerenciamento da performance do negócio.
Fonte:ipnews