Serviço móvel perde 17,4 milhões de linhas em seis meses
Número de pós-pagos apresenta ligeiro aumento.
Segundo dados da Anatel divulgados hoje, o país registrou 256,4 milhões de linhas ativas em abril deste ano. O número representa uma queda de 6,35% em sete meses, um total de 17,4 milhões de acessos a menos de outubro para o mês estudado. A teledensidade (número de linhas relativo a quantidade da população) do serviço atingiu 124,66 a cada 100 habitantes.
Vivo investe em app para melhorar relacionamento com clientes
A notícia boa para as operadoras é o aumento contínuo do número de pós-pagos. Apesar de não ser suficiente para reverter a queda, o percentual desse tipo de linha subiu 1,6% em sete meses, adicionando cerca de 1,6 milhão de novos planos pós-pagos. No total, são 74 milhões (29%) de linhas pós e 182,4 de pré-pagos (71%).
A Vivo se apresenta como líder do mercado, com 28,5% do total de acessos. A Tim e a Claro estão tecnicamente empatadas, com 25,8% e 25,2%, respectivamente. A Oi conta com 18,6% e as demais operadoras, incluindo a Nextel, dividem o restante (1,9%).
Banda larga
A agência também divulgou os números de acesso à banda larga fixa. Em abril, cerca de 38,8% dos domicílios brasileiros contavam com o serviço, um total de 25,8 milhões de acessos. Foram 300 mil novos acessos se comparado a outubro de 2015.
No segmento, a Telecom Americas (grupo que representa a NET/Claro/Embratel) conta com a maior fatia do mercado, 31,7%, seguida pela Telefônica com 28,6%. A Oi vem em terceiro lugar, com 24,5%.
Fonte:Ipnews