Servidores de big data permitem vazamento de informação

22/06/2016 10:18

Segundo executivo da New Space, plataformas open source são vulneráveis. Levantamento mostra que 44 mil MongoDB estão expostos.

mongodbDurante palestra no CIAB Febraban 2016, Thiago Bordini, diretor de Inteligência Cibernética do Grupo New Space, destacou o principal desafio do Big Data: a possibilidade de vazamento de informações. Por ser um concentrador de dados, o Big Data atrai ataques e, segundo dados do executivo, há 44 mil servidores de banco de dados MongoDB vulneráveis no mundo, sendo 345 no Brasil.

O MongoDB é um open source de banco de dados orientado a documentos, sendo classificado como um NoSQL. Bordini diz que o software é um dos principais sistemas utilizados em soluções de Big Data, mas é vulnerável.

Como exemplo, ele cita o ataque de um hacker realizado em junho que roubou 36 milhões de registros de usuários, contendo informações como nomes reais, endereços de email, senhas, sexo, informações de geolocalização, detalhes acerca do modelo do smartphone do usuário, entre outros.

Bordini também falou sobre a necessidade de investir no monitoramento em tempo real aliado a criptografia no controle de acesso e na comunicação.

 

Fonte:Ipnews