Sete dicas para manter uma rede wi-fi segura
O risco bate à porta principalmente dos usuários que ainda não alteraram as configurações de segurança dos roteadores.
O risco bate à porta principalmente dos usuários que ainda não alteraram as configurações de segurança dos roteadores, usando ainda “admin” como login e senha de seus equipamentos. Para auxiliar quem não está acostumado a esses processos, a D-Link, fabricante de soluções de rede, monitoramento e soluções de cloud computing para empresas e residências, aproveita para reforçar algumas dicas de segurança úteis:
- Troque a senha de acesso padrão do seu equipamento, utilizando uma combinação forte, preferencialmente alternando com letras e números;
- Mantenha o equipamento atualizado com a última versão de firmware;
- Utilize criptografia WPA2 em rede wireless;
- Mantenha desabilitadas as funções de acesso remoto via HTTP e Telnet caso não vá utilizá-las;
- Habilite “Graphical Authentication” Captcha;
- Habilite HTTPS;
- Altere o número destinado à porta HTTPS.
TIM pretende expandir número de estabelecimentos com cobertura Wi-Fi
A D-Link também alerta para outros riscos, como ataques que acontecem por malwares recebidos via e-mails, instalados nos dispositivos ao acessar sites ou fazer downloads. Para evitar isso, é importante seguir algumas orientações, como não abrir ou clicar em links de e-mails de pessoas desconhecidas, não entrar em sites desconhecidos e ter cuidado com dowloads, tendo sempre certeza de que o site/torrent/P2P em questão seja confiável, além de sempre manter o antivírus e o firewall ativados e atualizados.
Se o seu roteador é D-Link, veja abaixo como alterar sua senha, além de outras dicas de segurança:
Altere a Senha
Para trocar a senha de seu roteador, é necessário fazer login nas configurações do seu dispositivo. Para isso, vá à barra de navegação do seu navegador e digite “https://192.168.0.1”. Em seguida, preencha os campos da tela de boas-vindas com “Admin” em “user name” e deixe o espaço “password” em branco.
Fonte:Ipnews