Setor de TI é um dos que mais contratam profissionais como PJ, revela estudo

10/07/2016 11:17

Organização Endeavor entrevistou cerca de 956 empreendedores dos chamados mercados gerais.

TIA Endeavor, organização sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, revelou uma pesquisa inédita com empresários brasileiros. Entre dados sobre desafios do setor e práticas de negócios, o estudo revelou também novas informações sobre o mercado de tecnologia da informação.

O instituto entrevistou cerca de 956 empreendedores dos chamados mercados gerais (que cresceram pouco nos últimos anos), de alta performance (que cresceram 40% ou mais em número de funcionários nos últimos três anos), de alto impacto (que mantiveram taxa de crescimento maior por mais tempo) e o de TI. Desses, foram entrevistados 162 representantes.

Associação Comercial de SP incorpora Consultoria na Medida Certa ao portal de serviços da entidade

Entre os empreendedores gerais, 13% admitiram que contratam profissionais como pessoas jurídicas – isso é, que não são funcionários contratados pelo regime CLT, mas como prestadores de serviços. Enquanto isso, 23% dos empresários de TI admitiram fazer o mesmo, superando o índice médio do mercado como um todo.

Alguns dos entrevistados pela Endeavor, que preferiram não ser identificados, explicaram a predileção por profissionais PJ. “Empresa e candidato veem esse formato como mais vantajoso, já que os impostos são menores”, disse um deles. “Em TI, PJs funcionam porque o mercado funciona bastante na base da reputação. Se um candidato processa uma empresa, nunca mais será contratado”, respondeu outro.

 

Fonte:ipnews