Sistema de conectividade da Ford agora 'conversa' com casas inteligentes

11/01/2016 15:40
SYNC AppLink se conecta com o Amazon Echo e Wink. Conexão permite acessar veículo de casa e comandar várias de suas funções
 

Em breve, você poderá ter controle da sua casa mesmo que você esteja à distância em seu carro. Durante a CES 2016, feira internacional de eletrônicos em Las Vegas, a montadora apresentou recente evolução de seu sistema de conectividade e multimídia, o SYNC. 

Por meio do sistema, é possível acender e apagar luzes, acionar o ar-condicionado, ativar ou desativar sistemas de segurança, abrir e fechar portas, entre outros equipamentos de casa, tudo por comando de voz de dentro do carro.

Tal conexão é possível em casas inteligentes, que contam com uma nova geração de equipamentos domésticos, como Amazon Echo e Wink.

Dotado de alto-falante e sete microfones, o Echo funciona conectado ao Alexa, serviço por comando de voz baseado na nuvem da Amazon.

A conexão do SYNC com o Echo permite acessar o veículo de casa e comandar várias de suas funções, como ligar e desligar o motor, travar e destravar portas, checar o nível de combustível ou a carga de veículos elétricos, a quilometragem e localização do carro, incluindo nome da rua e distância de casa. 

No carro, o motorista aciona o Alexa pelo botão de comando de voz no volante e também tem acesso a notícias, música, previsão do tempo, listas de compras e outros serviços.

Já o Wink, centraliza o comando de dispositivos domésticos inteligentes de várias marcas. A compatibilidade do SYNC AppLink com o Wink permite que o usuário controle todos esses recursos pelo comando de voz ou painel do carro. 

O motorista que está chegando perto de casa, por exemplo, pode comandar a abertura da porta da garagem, ligar as luzes e destrancar a porta da frente.

"Conectar casas e carros inteligentes é uma forma de tornar a vida mais fácil e conveniente para os nossos clientes e a tecnologia SYNC permite implementar essas funcionalidades que não param de evoluir", diz Don Butler, diretor executivo de Veículos e Serviços Conectados da Ford.

 

Fonte:idgnow