Sistemas dos Jogos Olímpicos serão administrados em cloud computing pela primeira vez
Soluções da Atos possibilitam, por exemplo, a cobertura da mídia em múltiplas plataformas.
A Atos, companhia em serviços digitais e Parceira Mundial de TI do Comitê Olímpico Internacional (COI), apresentou no Ciab 2015 a palestra Transformação Digital - Jogos Olímpicos Rio 2016. O tema do painel Utilização prática de cloud computingrepresenta um marco na história da maior competição esportiva do mundo. Será a primeira vez que parte dos sistemas de TI dos Jogos Olímpicos, entre eles o portal de voluntários e o sistema de credenciamento, serão migrados e administrados em cloud.
Com a operação em cloud, o Brasil sediará as competições olímpicas contando com o Integration Test Lab, o Laboratório de Testes de Integração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, inaugurado pela Atos em abril deste ano, implantado na própria cidade sede dos jogos. A partir dos Jogos de Pyeongchang, na Coreia do Sul, em 2018, todas as operações de TI passarão a ser realizadas pela Atos diretamente de um laboratório fixo, localizado na Espanha. “Além dos testes, toda a operação de TI será migrada para o cloud”, adianta Marcelo Grimaldi, gerente de operações dos Jogos Olímpicos Rio 2016 da Atos.
Segundo ele, as soluções Atos são essenciais para o sucesso dos Jogos e possibilitam, por exemplo, a cobertura da mídia em múltiplas plataformas. Além da transmissão, a companhia é a responsável pelos sistemas que incluem o Portal do Voluntário, onde acontece o recrutamento e o treinamento de 70 mil voluntários, e a gestão das 300 mil credenciais para que todas as pessoas envolvidas nos Jogos tenham acesso às áreas operacionais durante as competições. As tecnologias da Atos fornecem, ainda, o visto de entrada no Brasil às pessoas da Família Olímpica (mídia, parceiros, atletas e autoridades esportivas) que chegam do exterior.
Atos começa a testar infraestrutura de TIC das Olimpíadas do Rio 2016
“A escala e a intensidade das operações de TI dos Jogos Olímpicos exigem uma infraestrutura de cloud ágil e segura. Por isso, a tecnologia da Atos oferece maior confiabilidade, acessos aos dados de forma segura e remota para o público e uma considerável redução de custos operacionais para o COI (Comitê Olímpico Internacional) e os comitês organizadores locais”, destaca o executivo.
Fonte:Ipnews