Site quer promover IBM Watson à presidência dos Estados Unidos

10/02/2016 16:21
A premissa é simples: se o CEO de uma companhia pode ser substituído por uma máquina, por que um presidente da república não poderia?
 

Esqueça Donald Trump, Hilary Clinton… O próximo candidato na corrida presidencial dos Estados Unidos pode ser, ninguém menos, que o Watson. Pelo menos, é isso que sugere um site criado por alguns internautas norte-americanos.

Montado por um grupo chamado “The Watson 2016 Foundation” – que afirma não ter nenhuma relação direta com a IBM –  a página tenta promover a computação cognitivia sugerindo a candidatura do supercomputador como próximo presidente dos EUA.

A premissa é simples: se o CEO de uma companhia pode ser substituido por uma máquina, por que um presidente da república não poderia?

E o Watson já mostrou algumas qualificações que o gabaritam para a tarefa. A máquina de inteligência artificial, por exemplo, já mostrou muita capacidade de propor decisões sobre temas ao vencer o programa de televisão Jeopardy.

Depois disso, a tecnologia acumulou conhecimentos que o permitiram compreender questões complexas da sociedade e fazer previsões sobre situações críticas (como medicina, por exemplo) a partir da análise de grandes quantidades de dados. “Essa seria uma tarefa atribuída à rotina de qualquer político, incluindo um presidente da república, e poderia ser executada de maneira mais precisa e eficiente por mecanismos de inteligência artificial”, defendem os criadores do site https://watson2016.com/. 

Apesar de posicionar-se como algo mais lúdico do que efetivo, a ideia de levar a inteligência artificial ao comando de uma nação traz algumas reflexões interessantes.

“Suas capacidades de processamento paralelo permitem avaliar questões sobre diversas métricas e perspectivas, medindo impactos e benefícios através de distintas áreas. Assim, indicar a melhor opção para uma decisão que traga um impacto amplo econômica, meio ambiente, educação, saúde”, prossegue.

O que você acha? Será que a ideia de ter um supercomputador como Presidente do Brasil seria algo tão ruim?

 

Fonte:IDGNOW