Sites de compra nada confiáveis: Procon lista lojas a serem evitadas

26/11/2013 15:02

Com a proximidade da Black Friday, maior ação de promoções e descontos do varejo online que acontece na próxima sexta-feira (29), e também do Natal, o Procon-SP divulgou uma lista com lojas virtuais que não são confiáveis no país. A “lista negra” inclui um total de 325 sites de e-commerce que tiveram reclamações registradas junto ao órgão de defesa dos consumidores e que não resolveram os problemas citados por consumidores nas denúncias.

Oito dicas para aproveitar a Black Friday no Brasil em lojas online

A maioria das queixas está ligada a irregularidades no comércio eletrônico, como falta de entrega do produto adquirido na Internet, demora na entrega ou mesmo produtos trocados e com baixa qualidade ou danificados. De acordo com o órgão, as lojas incluídas na lista foram notificadas sobre as reclamações, mas não responderam ou não foram encontradas.

Sinal vermelho para o e-commerce; veja lista de lojas virtuais não confiáveis (Foto: Pond5)Sinal vermelho para o e-commerce; veja lista de lojas virtuais não confiáveis (Foto: Pond5)

Além de verificar a lista, os consumidores devem tomar outros cuidados antes do finalizar uma comprar na Internet e procurar no site da loja dados, como CNPJ, telefone e e-mail de contato. Outra dica é não comprar em sites que oferecerem apenas boleto bancário como forma de pagamento e depósito em conta e sempre desconfiar de ofertas muito vantajosas.

Para facilitar a pesquisa por parte do consumidor, a lista incluir o nome do site e o seu endereço na Internet, o nome da empresa a que ele pertence, CNPJ ou CPF do responsável, situação do site (fora do ar ou em operação) e a data de inclusão na lista.

A lista completa pode ser conferida no site do Procon-SP nesta planilha em PDF. Para fazer uma busca sobre o nome de um site utilize Ctrl + F (Windows) ou Command + F (Mac).

 

 

fonte techtudo


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!