Smartphones alcançarão 86% da população da América Latina até 2020, diz Ericsson
Crescimento no número de usuários desse dispositivo também aumentará tráfego de dados.
A Ericsson publicou hoje o Relatório de Mobilidade 2015, mostrando que as assinaturas de smartphones mais que dobrarão na América Latina e no Caribe, atingindo 603 milhões e abrangendo 86% da população até 2020. Esse crescimento ocorre devido à acessibilidade que esses aparelhos vêm ganhando em regiões em desenvolvimento. Até 2020, serão 330 milhões de usuários de smartphones a mais.
Para Jonh Yazlle, vice-presidente de Estratégia e Marketing da Ericsson para América Latina e Caribe, “esse imenso crescimento nas tecnologias móveis avançadas fará com que a grande revolução de dados atual se pareça com o surgimento do disquete”. Segundo ele, essa é uma oportunidade para as operadoras de telecomunicações e outras empresas obterem novas receitas. “Mas isso também exige um foco maior na eficiência financeira e abertura de novos modelos de negócios, não só para que seja possível manter-se ativo frente à concorrência como também eficiente.”
Tráfego IP mundial irá triplicar até 2019, apura Cisco |
A expansão do uso de smartphones influencia o crescimento no consumo de dados e a previsão é que eles aumentem sete vezes até 2020. O uso de dados médio mensal por esses dispositivos na América Latina aumentará dos 0,8 GB atuais para 3 GB no período.
O aumento de tráfego de dados móveis é puxado pelo consumo de vídeo, que crescerá a 55% por ano e estabelecerá cerca de 60% de todo o volume de dados móveis até o fim de 2020. A preferência dos usuários por serviços de streaming de vídeo e pelo espaço que esse conteúdo vem ganhando na internet, por meio de notícias, propagandas e redes sociais, são os fatores que impulsionam esse dado.
Fonte:IPnews