Smartphones brasileiros ficam 58,5% do tempo conectados no Wi-Fi, aponta pesquisa

18/08/2016 11:44

Para especialista, índice é resultado das franquias de dados limitadas.

wi-fiDe acordo com a pesquisa da OpenSignal, empresa britânica especializada em mapear coberturas 3G e 4G, os smartphones dos brasileiros passam 58,55% do tempo conectados via pontos de Wi-Fi. O dado coloca o país na 12ª posição em um ranking de 95 nações. A Holanda lidera, com 70% do tempo conectado a redes fixas. O estudo foi formulado a partir de dados captados pelo aplicativo da OpenSignal para iOS e Android.

Para Felipe Byrro, especialista do Melhor Plano, plataforma de comparação de preços na telefonia móvel, o índice brasileiro pode ser explicado pelas franquias de dados limitadas na Internet móvel em contraste com a banda larga fixa. “O consumidor ainda depende muito da Internet sem limites, mesmo que possua um plano de dados 3G ou 4G”, diz.

Segundo ele, em geral, é fácil achar pontos com Wi-Fi gratuitos, o que diminui o consumo do pacote móvel. Por isso ele afirma que planos um pouco mais caros que oferecem maior franquia perdem a atratividade para o consumidor frente aos mais simples.

RJ ganha mais 1.500 pontos de acesso Wi-Fi durante os Jogos Olímpicos

No entanto, com a perspectiva de limite de dados também na banda larga fixa, que depende de regulação, a expectativa é de mudança. “Caso isso se concretize, locais como cafés e livrarias, por exemplo, não vão mais disponibilizar o Wi-Fi gratuitamente e o usuário acabará pagando mais caro por precisar de um pacote de internet ainda maior”, avalia.

Velocidade e disponibilidade

A pesquisa da Open Signal também mediu a velocidade média das redes 3G e 4G e o tempo em que os usuários conseguem se conectar em 95 países – em ambos os indicadores, o Brasil está abaixo da média. Em relação à velocidade, nossa média é de 7,43 Mbps, índice semelhante ao do Marrocos e Guatemala, e inferior aos vizinhos do Chile, Peru e Uruguai. Em termos de disponibilidade de rede, os brasileiros conseguem acessar o 3G e 4G sem problemas 75,23% do dia, número próximo ao da China e Bielorrússia.

 

Fonte:Ipnews