Solução de criptografia de dados está disponível na nuvem da Amazon

02/02/2016 10:50

AWS agora conta com software Unisys Stealth que fornece uma capa de segurança para equipamentos de rede, impedindo que se conectem com computadores não autorizados.

SegurançaO software Stealth, da Unisys, agora está disponível na Amazon Web Services (AWS). Criado há dez anos, a solução é capaz de criar uma barreira de proteção para os equipamentos conectados à rede permitindo que só se comuniquem com máquinas que também contenham o Stealth. Além disso, todos os dados transmitidos entre eles são criptografados, garantindo que a informação, caso captada, não seja lida. O Stealth é oferecido como um adicional pelos clientes da AWS, sendo adquirida diretamente pelo Marketplace do site, para os clientes de 190 países.

Jean Araújo, gerente de Produtos de Segurança da Unisys, diz que a parceria comercial visa alavancar o produto comercialmente e que a AWS é um canal importante para a companhia. Segundo ele, essa é a primeira iniciativa da Unisys com um provedor de nuvem, já que antes as soluções eram licenciadas pelos clientes ou implantadas na nuvem de forma independente do fornecedor.

Araújo exemplifica o funcionamento da solução caso um hacker tente realizar uma varredura em um computador: “o equipamento vai receber os pacote de dados enviados pelo hacker, mas não enviará nada de volta, descartando o mesmo imediatamente”. Segundo ele, esse é o conceito de “equipamento silencioso”, visto que, apesar do ataque, ele não emite resposta.

Mas como a solução impede a comunicação? Araújo explica que, para que as máquinas virtuais se comuniquem, é necessário que façam parte da mesma “comunidade de interesse”, onde é criado um usuário para cada equipamento, permitindo que enviem e recebam dados um para o outro. “É possível que existam várias comunidades de interesse dentro da mesma rede”, diz o executivo.

Basicamente, o Stealth permite microsegmentar a rede, que é bem parecido com a segmentação tradicional de firewall. “O diferencial é a economia com infraestrutura, já que não é necessário investir tanto em switches, firewalls e outros ativos de segurança”, afirma. Outro ponto positivo, de acordo com Araújo, é a simplificação da gestão da rede, diminuindo a criação de políticas de segurança.

Para o executivo, a parceria comercial trará novas oportunidades para a empresa, trazendo uma oferta junto ao cloud e com uma contratação mais fácil. O próximo passo da Unisys agora é levar a solução para outros provedores de nuvem e, segundo ele, a empresa já está desenvolvendo um acordo comercial com a Microsoft Azure para disponibilizar o Stealth aos clientes o mais breve possível.

 

Fonte:ipnews