Soluções de colaboração ajudam a engajar funcionários, defende analista
Anderson Figueiredo, consultor de TIC, afirma que comunicações unificadas aumentam produtividade e melhoram a experiência no trabalho.
O termo da língua inglesa “engagement”, traduzido como engajamento, tem sido muito usado em empresas que buscam maior comprometimento de seus funcionários. Esse foi o tema do Avaya Engages, evento realizado pela Avayanesta terça-feira (22/3), em Porto Alegre. Entre os palestrantes, estava Anderson Figueiredo, consultor independente do setor de tecnologias de informação e comunicação (TIC), que afirmou: “As soluções de colaboração podem ajudar as empresas a conquistarem o tão sonhado engajamento”.
Investimentos UCC no Brasil atingirão US$56 bilhões em 2017
Segundo o especialista, é preciso que os colaboradores tenham a sensação de que a empresa quer melhorar sua experiência de trabalho. “Eles precisam se sentir à vontade para definir uma rotina de trabalho, e é nesse ponto em que as ferramentas de colaboração atuam”, afirma.
Para Figueiredo, a tecnologia torna o ambiente de trabalho mais favorável, permitindo que o funcionário trabalhe em casa ou em trânsito. “Isso é fundamental, pois dessa forma, ele poderá resolver seus problemas pessoais, como cuidar de um filho doente, sem perder o dia de trabalho”, diz, ao lembrar que o papel da tecnologia é aumentar a produtividade dos colaboradores.
Mas por que engajar funcionários? Figueiredo afirma que funcionários engajados chegam a dobrar o resultado de negócio, segundo uma pesquisa da consultoria Gallup. Além disso, eles são menos suscetíveis a mudanças de empresas, impedindo principalmente a rotatividade de vendedores que costumam levar sua carteira de clientes para o novo emprego.
“As empresas precisam perceber que o engajamento é uma via de mão dupla que depende tanto delas quanto dos colaboradores. As soluções de colaboração são um ativo fundamental para que elas façam a sua parte”, encerra.
Fonte:Ipnews