Sony descarta acabar com unidade de TVs
Os fãs das TVs da Sony podem ficar tranquilos: a empresa não pretende se desfazer da divisão responsável pelos televisores. Conforme o CEO Kazuo Hirai afirmou nesta quinta-feira, está descartada totalmente uma venda da área.
Mesmo sem dar lucro há quase uma década, a Sony não pretende sair do ramo de televisores. No entanto, a empresa já decidiu que transformará a área em uma empresa à parte, chamada Sony Visual Products Inc. O objetivo é oferecer mais transparência.
A divisão da área de televisores, no entanto, gerou especulações de que o plano seria repassar a responsabilidade sobre esta área para outra empresa. A afirmação de Hirai desmente qualquer outro plano que não seja permanecer com o controle da produção de TVs.
Ele não descarta, porém, que no futuro possa ser feita a busca por um parceiro para compartilhar o crescimento e riscos da área, mas no momento isso não está nos planos.
Desde 2012, quando o executivo assumiu o cargo, investidores o pressionam por uma venda da divisão, que estava perdendo muito dinheiro anualmente. A decisão de criar a Sony Visual Products é uma resposta a estes acionistas.
A área é descrita como uma das principais causa dos prejuízos recorrentes que a empresa tem anunciado a cada ano. Isso porque a japonesa não tem conseguido competir com as coreanas LG e Samsung, que povoam o mercado com produtos mais baratos e dominaram o ramo de televisores nos últimos anos.