Sony desiste dos PCs Vaio e promete focar em smartphones e tablets
A Sony confirmou nesta quinta-feira (06) a venda da sua divisão de PCs Vaio para o fundo de investimento Japan Industrial Partners (JIP). Além da venda, a gigante japonesa também irá fazer uma separação da unidade de TVs para focar nas áreas de mobile e game.
Relógio inteligente da Sony vai ganhar versão para a Copa do Mundo
De acordo com a empresa, os esforços e cortes de custos dos PCs serão investidos nas principais áreas da companhia: imagem, game e mobile. Mas a Sony também deixou claro que os clientes que compraram produtos Vaios continuarão recebendo suporte da empresa.
Os valores da negociação não foram divulgados, mas já se sabe que a JIP tomará conta do mercado de PCs e continuará usando a marca de computadores e notebooks somente como "Vaio".
As vendas da linha de computadores Vaio teve início em 1996 e, ao longo dos anos, conseguiu chamar atenção até mesmo de Steve Jobs, que declarou ser fã da marca e imaginou que um dia veria um dos produtos rodando seu sistema OS X.
A reestruturação da empresa contará com a divisão de TVs e acarretará até março de 2015 na demissão de 5 mil funcionários, 3,5 mil no exterior e o restante no Japão.
A parte de mobile voltou a crescer, em 2012 a gigante japonesa comprou a parte da sueca Ericsson, e manteve o mercado aquecido com grandes lançamentos da linha Xperia. Em seu recente relatório financeiro a empresa apresentou um aumento nas vendas em cerca de 45%, com mais de 10 milhões de unidades vendidas no último trimestre.
A divisão de games da empresa também vai muito bem, seguida do lançamento do PS4 e seu faturamento na casa dos US$ 172 milhões.
fonte:techtudo