Sony lança drone equipado com câmera de smartphone para uso corporativo

24/08/2015 09:24
O quadricóptero tem um módulo de transferência de dados de alta velocidade e foi projetado para supervisionar áreas rurais e urbanas
 

A Sony quer ganhar espaço no crescente mercado de drones com sua nova divisão de negócios, chamada Aerosense, e está usando sua tecnologia de smartphones para construir e equipar veículos aéreos não tripulados (UAV) de alta performance. O foco da Aerosense serão clientes corporativos interessados em usar drones para supervisão e inspeção de áreas urbanas ou rurais ou fotografias aéreas.

Nesta segunda-feira, 24/08, a Aerosense demonstrou em Tóquio (Japão) o quadricóptero AS-MC01-P que usa a câmera em formato de lente da Sony, a QX30. A câmera é uma lente de máquina fotográfica reflex digital (DSLR) que pode se conectar a smartphones e é acoplada na barriga do quadricóptero, de onde pode capturar imagens de alta resolução. 

Fotografia

O drone foi projetado para uso em áreas urbanas, como prédios em construção. Ele pesa cerca de 3 quilos e pode voar de 15 a 20 minutos com uma carga de bateria. Ele pode operar de forma autônoma, voando sobre uma área pré-definida, e é equipado com GPS, Wi-Fi e um sistema de navegação inercial. Um módulo de transferência de dados de alta velocidade usa a tecnologia TransferJet da Sony. 

Na apresentação, a Aerosense mostrou como as fotos tiradas pelo drone podem ser transformadas em um cenário 3D que permitiria, por exemplo, visualizar o volume e a profundidade de um prédio em construção. 

Voo na vertical

sony drone vertical

A Aerosense também tem um outro drone com asas, chamado AS-DT01-E que pode decolar e pousar na vertical (VTOL) e, portanto, pode ser usado como avião ou como helicóptero. O AS-DT01-E pesa 7 quilos e pode carregar até 3 quilos, operando por até duas horas com uma carga de bateria. 

A vantagem do formato com asas é que o drone pode voar a velocidades muito mais altas que a maioria dos drones "civis" (aqueles não militares) - até 170 quilômetros por hora, mais que o dobro dos quadricópteros que voam no máximo a 75 quilômetros por hora. 

A Aerosense é uma joint-venture da Sony com a firma de robótica ZMP. Cada uma das empresas detém 50% da empreitada. O CTO da Aerosense é Kotaro Sabe, que trabalhou para a fabricante do cão-robô Aibo e do humanóide Qrio, ambos criados dez anos atrás e abandonados quando a Sony fechou seu projeto de robótica.

Fonte:IDGNOW

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!