SpaceX lança foguete Falcon 9 e cápsula Dragon de plataforma histórica

21/02/2017 09:58
Veículo decolou da plataforma 39A, construída para as missões pioneiras à Lua. Empresa de Elon Musk também conseguiu recuperar foguete com sucesso
 

Neste domingo (19), a SpaceX lançou um de seus foguetes Falcon 9 com a cápsula não tripulada Dragon para missão de abastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS).

Trata-se de um marco especial para a agência espacial de voos privados de Elon Musk, tendo em vista que o veículo é o primeiro da SpaceX a decolar da histórica plataforma 39A, construída para as missões pioneiras à Lua da NASA nas décadas de 1960 e 1970. Da mesma base localizada em Cabo Canaveral, partiram os ônibus espaciais americanos até o fim do programa, em 2011.

O Falcon 9 foi lançado às 9h38 do horário local (11h38 de Brasília). O lançamento estava inicialmente previsto para sábado, porém foi cancelado apenas 13 segundos antes da decolagem devido a um problema técnico no motor do foguete. 

Segundo um porta-voz da SpaceX, a origem do problema estava em uma peça do equipamento conhecida como impulso vetorial, localizada na segunda parte do foguete, que foi substituída. Testes posteriores mostraram que o foguete funcionava corretamente.

A cápsula Dragon permanecerá em órbita por dois dias, antes de chegar à ISS na manhã de terça-feira (21), informou a SpaceX. Além de levar suprimentos para os astronautas, a missão de abastecimento levará uma série de experimentos científicos. É também a décima das 20 planejadas para a estação como parte de um contrato entre a Nasa e a SpaceX. 

A companhia também conseguiu pousar com sucesso o Falcon 9 em plataforma terrestre cerca de 10 minutos após o seu lançamento. Trata-se do terceiro pouso que a empresa consegue concluir em base terrestre desde que deu início a recuperação de seus foguetes. A maioria dos pousos do módulo espacial são resgatados em plataforma móvel no oceano, uma tecnologia que aumenta as taxas de sucesso de trazer os foguetes de volta à Terra.

A companhia também tem concentrado esforços para desenvolver uma versão da cápsula Dragon para conseguir transportar astronautas ao espaço e pretende fazê-lo em um prazo apertado: 2018.

 

Fonte:ipnews