SSDs podem ficar 300 vezes mais rápidos com técnica criada por japoneses

27/05/2014 08:25

Pesquisadores da Chuo University, no Japão, desenvolveram uma técnica capaz de melhorar o desempenho dos SSD (solid-state-drive). Baseado apenas em atualização de firmware - conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware -, a descoberta amplia em até 300 vezes a velocidade do dispositivo e diminui em 60% o consumo de energia.

Entenda melhor sobre SSDs

Tecnologia pode demorar até chegar a consumidores (Foto: Divulgação/Intel)
Tecnologia pode demorar até chegar a consumidores (Foto: Divulgação/Intel)

Os SSDs atuais só permitem gravar dados em novas áreas dos chips NAND, o que aumenta a fragmentação dos arquivos e diminui a eficiência do dispositivo. O método desenvolvido pelos japoneses consiste em fazer com que esses dados ocupem o espaços já fragmentados que estão prestes a ser apagados.

 

Com isso, a solução denominada LBA Scrambler, reduz o processo de leitura e escrita dos SSDs. Testes realizados pelos pesquisadores conseguiram ampliar em até 300% a velocidade de escrita, reduzir o consumo de energia e aumentar a vida útil dos dispositivos.

Mais pesquisas precisam ser feitas até que, de fato, a atualização esteja disponível para o usuário comum. Resta saber ainda se as fabricantes de SSDs disponibilizarão o firmware de forma gratuita.

Via Pocket-lint, Electronista e Techon


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!