Startup brasileira cria pulseira inteligente para realizar pagamentos
Aparelho funciona por meio da tecnologia NFC de aproximação.
A startup brasileira Atar, baseada em Timbó, SC, lançou uma pulseira inteligente para pagamentos que, em breve, poderá substituir o seu cartão de crédito ou as notas amassadas da sua carteira.
Batizada de Atar Band, a pulseira começa a ser comercializada nessa quarta-feira por R$ 299 no site da companhia.
O wearable funciona por meio da tecnologia NFC (transmissão de dados sem fio por aproximação). O acessório vestível é integrado a um aplicativo de celular, que permite ao usuário receber notificações a cada compra e acompanhar o histórico de pagamentos, excluindo a necessidade de impressão de recibos.
Pulseira tecnológica permite fazer pagamentos
Antes de efetuar um pagamento com a pulseira, é preciso inserir nela créditos via boleto com o valor que se deseja gastar.
Ao realizar uma compra, caso o estabelecimento contar com máquina de cartão que aceita tecnologia NFC, basta ao usuário aproximar a pulseira da máquina e digitar sua senha pessoal.
A tecnologia da Atar foi apresentada ao público pela primeira vez durante o Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras (CIAB) de 2015. Também no ano passado, a startup participou do Techcrunch Disrupt São Francisco (EUA) e do programa de inovação criado pelo Bradesco, o InovaBRA.