Startup brasileira cria sistema que mostra resultados financeiros em segundos

03/08/2018 12:59

Accountfy já tem clientes como Centauro, Café Suplicy, Saphyr, Confiance Medical e Órama.

Operando há um ano, a Accountfy é uma startup brasileira que nasceu para simplificar o processo de análise dos balancetes financeiros das empresas, gerando relatórios de demonstrações financeiras em apenas segundos.

A plataforma funciona com um algoritmo criado a partir de metodologias financeiras de alta complexidade, e é capaz de reduzir em quase 94% o tempo necessário para gerar demonstrações financeiras mensais e todos os reportes financeiros de uma organização, aumentando a produtividade dos profissionais de finanças, e reduzindo a possibilidade de erros e discrepâncias entre as informações recebidas das mais diversas fontes.

Diferente de outras soluções de gestão do planejamento financeiro, o Accountfy simplifica a coleta dos dados necessários para gerar relatórios completos. Basta fazer upload do balancete mensal, um processo que leva apenas alguns segundos, e esperar que os algoritmos da plataforma organizem os números para obter análises.

Com sede no Rio de Janeiro, a empresa é liderada por Goldwasser Neto, ex-CFO da EBAM e da Allis Soluções Inteligentes, ambas investidas da GP Investimentos. “Uma das maiores vantagens do Accountfy é a transparência frente a qualquer sistema – independente da ferramenta utilizada para a geração do balancete, ele pode ser processado da mesma maneira. O rápido processo de implementação também é um dos grandes benefícios do software – o setup inicial geralmente é realizado em menos de duas horas”, explica o executivo.

A carteira de clientes da empresa, que ultrapassa os 60, inclui nomes de peso como Centauro, Órama, Café Suplicy, Saphyr e Confiance Medical.

 Itaú e SAP

Atualmente na terceira versão de seu sistema, a Accountfy hospedou-se no Cubo depois de atrair a atenção de gestores da incubadora, que destacaram a praticidade e o potencial da plataforma SaaS da startup financeira. No momento, participando da SAP – Startup Focus, Goldwasser Neto explica que a Accountfy chamou a atenção da gigante de tecnologia porque vários clientes da ferramenta também utilizam o ERP da empresa alemã no Brasil.

Para o futuro, a Accountfy também planeja inserir funções mais voltadas à gestão estratégica, com projeções financeiras de longo prazo, desdobramento de metas, valuation, e confecção automática de cadernos de auditoria. A empresa também já discute parcerias para utilização do Accountfy para a geração de leads para instituições financeiras que oferecem linhas de crédito e monitoramento de riscos de crédito.

 Redução do trabalho operacional em Finanças

Depois de subir o balancete analítico no Accountfy, os profissionais podem trabalhar nas exceções – em vez de trabalhar na rotina, como é o usual nos sistemas de alertas. Depois de fazer uma checagem inicial, é possível deixar relatórios e apresentações pré-configuradas.

Com isso, o trabalho de elaboração das demonstrações financeiras, incluindo o Fluxo de Caixa, pode ser feito em segundos usando o Accountfy e as técnicas financeiras embutidas no software por meio de seus algoritmos. Atualmente, esse trabalho leva até dois dias em algumas organizações.

Novas oportunidades para escritórios de contabilidade

No caso dos escritórios de contabilidade, o Accountfy oferece a oportunidade de, além de analisar e revisar demonstrações financeiras de forma mais ágil – atuando sobre as exceções –, qualificar a entrega do serviço, passando de um simples contador para um consultor, aumentando o escopo dos serviços.

Mesmo quando optam por usar alguma plataforma de gestão do planejamento financeiro para complementar as planilhas de Excel, os contadores enfrentam o desafio de alimentar todos os dados que essas soluções requerem. Como os algoritmos do Accountfy permitem a coleta de dados em um nível de detalhamento menor, oferecendo, ao mesmo tempo, análises mais ágeis e precisas, os contadores podem se dedicar ao oferecimento de serviços mais estratégicos e de maior valor.

Fonte:Ipnews