Tecnologia RFID contribui para a evolução dos esportes

22/05/2014 08:43

Ferramenta mensura o tempo percorrido por cada atleta.

A Kuru Digital, companhia finlandesa especializada em soluções de gravação eletrônica para vários esportes de equipe, criou um sistema em tempo real, o KURU seQuence, que utiliza a tecnologia RFID UHF passiva para acompanhar os jogadores de hóquei no gelo durante os jogos. A ferramenta mensura o tempo percorrido por cada atleta com o auxílio de uma pequena etiqueta RFID instalada nas joelheiras dos jogadores.

RFID entra na grade curricular de curso de Engenharia em São Paulo

O sistema mede o deslocamento médio por partida, o número de mudanças e tempo total permanecido no gelo. Os treinadores podem executar vários estudos e planejar novas estratégicas com base nas informações coletadas.

"Com o KURU seQuence podemos realmente analisar em tempo real o desempenho dos nossos jogadores durante os jogos. O sistema traz benefícios profissionais para os treinamentos e também para ter uma visão geral do entretenimento proporcionado aos  nossos torcedores", comenta Juha Junno, CEO do OulunKärpät, uma das equipes mais bem sucedidas da liga finlandesa de hóquei no gelo.

 

“Este é um exemplo bem interessante de como a tecnologia RFID pode contribuir com evolução dos esportes”, comenta Alexander Dannias, diretor geral da subsidiária da Confidex no Brasil. “A partir deste exemplo temos planos de levar esta experiência para os clubes de vários esportes no Brasil e América Latina, visando estudar com estas equipes a melhor maneira de criar projetos de RFID na análise de desempenhos de atletas durante os jogos. Oportunidade essa, potencializada pela realização das Olimpíadas de 2016 no Brasil, permitindo aos dirigentes e técnicos introduzirem esta tecnologia nos seus treinamentos”, destaca o executivo.

 

Fonte:IPNEWS


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!