Tecnologia Wi-Fi garante estabilidade à rede da PUC Minas

10/12/2015 11:06

Sistema Smart Wi-Fi proveu gerência e aumentou desempenho e conectividade do Wi-Fi para quase 20 mil usuários da universidade.

A PUC Minas reformou a estrutura de rede Wi-Fi de quatro unidades: Barreiro, Betim, Contagem e São Gabriel. O escopo do projeto consistia na melhora do sinal e no gerenciamento centralizado e a universidade recorreu à 100 pontos de acesso Ruckus ZoneFlex e duas controladoras Ruckus ZoneDirector, implantadas em redundância para garantir a cobertura wireless confiável aos quase 20 mil usuários, entre alunos, professores e funcionários.

A iniciativa para a reforma veio dos diversos problemas que a universidade enfrentava, como falta de gerência centralizada, baixa densidade de usuários, pouco alcance e interferência no sinal, entre outros. Os problemas foram resolvidos a partir do novo sistema Smart Wi-Fi Ruckus Wireless implementado, provendo maior qualidade ao sinal e estabilidade.

Marcelo Malta, gerente de Tecnologia da Informação da SMC, mantenedora da PUC Minas, explica que o projeto contemplou as unidades da PUC Minas que possuíam equipamentos de linha não profissional, que não suportam a imensa quantidade de dispositivos móveis conectados. Segundo ele, os equipamentos da Ruckus Wireless apresentaram uma gerência simples, enquanto o access point superou as expectativas de sinal.

Para Andre Queiroz, diretor de Vendas para a América Latina da Ruckus Wireless, a tecnologia Ruckus Smart Wi-Fi, uma cobertura de sinal Wi-Fi eficiente se traduz em uma melhor experiência e aumento da satisfação dos usuários. “O serviço de rede sem fio de qualidade com eficiência e disponibilidade é de suma importância para a PUC Minas”, afirma.

Grupo Anima Educação reconstrói rede Wi-Fi e conecta 82 mil alunos

 

A PUC Minas também adquiriu mais 125 pontos de acesso Ruckus ZoneFlex para expandir a rede e contemplar mais duas unidades: Praça da Liberdade (BH) e Poços de Caldas. Posteriormente, a universidade planeja aumentar o projeto com investimentos até 2017.

 

Fonte:ipnews