Telefónica adota big data analytcs no Brasil, Chile e Peru

20/05/2015 09:15

A tecnologia de consolidação e análise inteligente de dados fornecida pela Amdocs inclui cobrança, pedidos, gestão de clientes e catálogo de produtos corporativos

“A quantidade de usuários de redes LTE deve crescer 65% até 2019 e a Ásia já caminha para o implemento do 5G, provendo maior volume de transferência de dados... o número de dispositivos conectados também não para de crescer, tudo a um ritmo antes nunca experimentado. Os serviços de voz sobre IP, streaming de música e de vídeo também avançam largamente, com exigência por resoluções cada vez maiores (de 1080 por 1920 na maioria dos casos).” Essas demandas de serviços explicam a corrida da Telefônica para aprimorar os atributos digitais e de análise de dados da sua rede, como assumiu Phil Jordan, CIO global da Telefónica, durante conferência da Amdocs realizada hoje em Cancún (México).

Os serviços de big data analytcs da Amdocs devem proporcionar consolidação desses dados, permitir à operadora coletar, armazenar e obter insights de negócios diretamente dos seus volumes de dados no Chile e no Peru.

IPNews apurou com exclusividade que o serviço também teria sido implementado pela empresa no Brasil recentemente, e que esse anúncio oficial, com detalhes da contratação, deve ser feito em breve pelas companhias.

Nos outros dois países latino-americanos, onde a solução já “roda”, todavia, a expectativa é de aprimorar qualidades de um data store que agrega dados de várias fontes de informação operacional, incluindo cobrança, pedidos, gestão de clientes e catálogo de produtos corporativos.

De acordo com a desenvolvedora da tecnologia, a Amdocs Logical Data Model (aLDM) é uma das ferramentas disponibilizadas pelo conjunto de big data analytcs e funciona de forma específica para comunicações, mapeando e correlacionando os dados em uma visão completa da operadora. Assim, o data store da Telefònica deve proporcioná-la capacidade de produzir uma gama de painéis analíticos e relatórios feitos sob demanda, facilitando a tomada de decisão.

“Esse data store coloca as informações operacionais vitais na ponta dos dedos de nossas operações no Chile e Peru para que possamos ver, analisar e reagir mais rapidamente às condições de mercado”, diz Phil Jordan. “O projeto apoia a nossa atual iniciativa de transformação nesses países, fornecendo uma imagem operacional mais detalhada, o que nos permite alterações ágeis para melhorar a experiência do cliente. Esse é um elemento-chave da nossa estratégia para nos diferenciar, permitindo que todas as interações com os clientes sejam online e oferecendo múltiplos canais e uma experiência digital de primeiro nível a ele”, completa.

Para a Amdocs, o data store resolve o caro e complexo desafio de mapear milhares de tabelas de dados dos sistemas operacionais da Telefónica, e cria um único gateway de dados para data warehouse corporativo da operadora.

 

Fonte:Ipnews