Telefónica apresenta estratégia global para Indústria 4.0

06/03/2018 09:54

Operadora mostrou projeto realizado com montadora, no qual foram utilizados tecnologias de blockchain, IoT, 5G e realidade aumentada.

A operadora espanhola Telefónica, dona da brasileira Telefônica Vivo, apresentou sua estratégia global de Indústria 4.0, que promete digitalizar toda a cadeia da manufatura. Durante o Mobile World Congress (MWC) 2018, realizado em Barcelona (Espanha) semana passada, a companhia mostrou os benefícios que a tecnologia trará aos processos industriais, especificamente o setor automotivo.

STUDIO IPNEWS: A Indústria 4.0 e desafio de produtividade da manufatura brasileira

De acordo com a Telefónica, toda a cadeia da indústria automobilística pode ser transformada a partir de tecnologias de rastreabilidade, automação de processos e decisões e o compartilhamento de informação em benefício dos diferentes atores da cadeia e do cliente final. Para isso, a operadora aposta em tecnologias de Internet das Coisas (IoT), blockchain, conectividade (como 5G e redes privadas de LTE) e a realidade aumentada (AR).

As tecnologias anunciadas são as soluções para os desafios do setor industrial, que possui requisitos de segurança, tomada de decisão em tempo real e qualidade de serviço, aposta o diretor de IoT da Telefónica, Vicente Muñoz. “Nosso objetivo é tornar as empresas mais eficientes, ajudando a tomar decisões com base em dados e a digitalizar sues processos para torná-los mais simples”, diz o executivo.

Em projeto realizado com a montadora espanhola Seat e sua fornecedora Ficosa, demonstrado na MWC, a Telefónica mostrou os benefícios de compartilhamento de informações via blockchain, trazendo rastreamento, transparência e veracidade aos dados transacionados entre a cadeia de suprimento.

A primeira parte da demonstração mostra o transporte de peças ao longo da cadeia de suprimentos, montagem de um veículo e a entrega ao cliente final, além dos eventos que ocorrem durante o processo. Nesta fase, a tecnologia blockchain está presente desde o fornecimento de produtos dos parceiros até a compra do veículo pelo cliente final, registrando todos os eventos, alguns detectados automaticamente por sensores IoT, que são utilizados para saber o status dos ativos durante o transporte.

Os diferentes participantes têm acesso seguro e privado à informação blockchain com visualizações diferenciadas de acordo com as permissões e funções de cada um. Muitos desses eventos e recursos estão representados nesta primeira parte da demonstração de forma virtualizada e gamificada para informar os visitantes sobre o processo e as tecnologias associadas.

Na sequência, a Telefónica apresentou como o processo de montagem pode ser realizado a partir de um braço robótico conectado por uma rede LTE privada de 5G. A operadora defende que os processos críticos da cadeia de produção, como controle de robôs industriais ou tarefas de alta precisão, podem ser feitos por uma rede sem fio com excelente conectividade e latência mínima.

Já a realidade aumentada é utilizada para fazer trabalhos de manutenção do braço robótico. Um operário da fábrica usa óculo AR e um sistema de chamada de vídeo em tempo real, conectado via 5G, para entrar em contato com um especialista remoto que vai ajudar a otimizar o funcionamento do robô. Esta parte foi desenvolvida em colaboração com a Ericsson.

A Telefónica afirma que a transformação digital é uma prioridade estratégica. Através de todas as tecnologias utilizadas no projeto demonstrado e outros serviços digitais complementares, a operadora acredita que impulsionará a mudança nos sistemas de produção de todos os setores industriais.

 

Fonte:ipnews