Telefónica e Cisco criam plataforma para teste de novas tecnologias

18/09/2014 11:55

Os testes serão baseados em várias soluções de hardware da Cisco e outros fornecedores de mercado e incluem funções de redes virtuais (NFV), redes definidas por software (SDN) e funcionalidade orquestração avançada.

A Cisco e a Telefónica anunciaram, em Madri, na Espanha, a criação de uma plataforma de testes avançados para explorar e aproveitar os benefícios das redes IP. Segundo as duas empresas, a convergência de redes ópticas baseadas em padrões IETF IP torna possível unificar o planejamento, gestão e engenharia de camadas de rede óptica e de rede IP, com conseqüente melhora na eficiência e redução de custos.

Telefónica vai alavancar a arquitetura Cisco Open Network composta da Plataforma Evolved Services (ESP) e Evolved Programmable Network (EPN), que combinam hardware e software para oferecer recursos inovadores para operadoras globais. Esses recursos incluem funções de redes virtuais (NFV), redes definidas por software (SDN) e funcionalidade orquestração avançada.

Ao longo dos próximos dois anos, a Cisco e a Telefónica desenvolverão conjunto um software para o motor Cisco WAN Automation, que automatiza e otimiza a engenharia da rede WAN, oferece provisionamento SLAs flexíveis (Service Level Agreements) e, finalmente, a criação de uma melhor experiência do usuário.

A aliança prevê a colaboração das duas companhias em diferentes casos de uso extraídos da topologia da rede Telefónica, incluindo a restauração de várias camadas, a criação de uma rota de vários domínios e uma rede multinível by-pass, tudo isso com uma abordagem multi-vendor, a fim de garantir a compatibilidade entre produtos de diferentes fabricantes.

Os testes serão baseados em várias soluções de hardware da Cisco e outros fornecedores que são amplamente utilizados no mercado.

Telefónica será validar modelos que ajudam a minimizar o custo de investimento (por meio de redundância e recursos subutilizados) e para conseguir uma arquitetura de rede unificada, mais eficiente e menos complexa, para permitir às operadoras uma economia significativa no funcionamento e os custos de capital.

A plataforma de testes - localizada dentro instalações da Telefónica I + D - é o primeiro em sua classe na Espanha, e é composta por uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros e pesquisadores da Cisco e Telefónica.

 

Fonte:Ipnews