Tesla está a dois anos de ter carro integralmente autônomo, diz Elon Musk

28/12/2015 20:15
Segundo CEO, a maioria dos elementos necessários para colocar um carro sem motorista nas ruas já se encontra disponível
 

Elon Musk tem metas ambiciosas para colocar um carro integralmente autônomo da Tesla nas ruas. 

Em entrevista a Fortune, o CEO da companhia, prevê que seu modelo sem motorista esteja a apenas dois anos de se tornar realidade. “Nós teremos um completamente autônomo, e acredito que nós o teremos em aproximadamente dois anos”, disse. 

Segundo o executivo, a maioria dos elementos necessários para isso já se encontram disponíveis. Mas há uma variedade de contextos que precisam ser refinados para que a tecnologia aconteça com segurança. 

Apesar de software estarem cada vez mais sofisticados no que diz respeito a carros autônomos, é preciso lembrar que a regulamentação para eles não os acompanham de forma tão paralela. 

Em dezembro desse ano, o estado da Califórnia se tornou o primeiro do mundo a publicar regras sobre o uso de carros autônomos em vias públicas.

No entanto, o projeto de regulamentação publicado exclui especificamente carros integralmente autônomos que, por exemplo, não contam com um volante habilitado. 

Da mesma forma, qualquer pessoa que espere pular para o banco do motorista de um carro autônomo precisará ter, além da licença de motorista uma adicional para operar carros autônomos certificada e emitida pelo Departamento de Veículos Motores da Califórnia. 

Quanto a Tesla, a companhia viu nesse último semestre certos problemas ao liberar o modo Autopilot para automóveis Model S. Ao tornar seus veículos parcialmente autônomos, motoristas passaram a testar o recurso de formas um tanto imprudentes. 

Na ocasião, Musk reafirmou que o modo Autopilot trata-se de uma versão beta e insistiu que motoristas mantivessem suas mãos ao volante todo o tempo que estiverem na direção. 

Durante uma sessão de perguntas e respostas, Musk indicou que a companhia planejava algumas restrições adicionais ao redor do Autopilot com o objetivo de minimizar a possibilidade de pessoas fazerem coisas perigosas com ele.

 

fonte:idgnow