TIM do Brasil adota solução de infraestrutura de redes em cidades-sede da Copa

12/02/2014 09:23

Self-Optimizing Networks, da Amdocs, chega ao Brasil com primeiro cliente.

A infraestrutura de telecomunicações, a falta de investimento de redes, perda de pacotes e baixa qualidade do sinal são reclamações comuns entre os usuários dos serviços móveis, e tem exigido das operadoras investimentos adequados em infraestrutura. De olho nesse cenário, a Amdocs anunciou o lançamento da solução Self-Optimizing Networks  (SON) no Brasil, que pode garantir mais eficiência na implantação de redes WiFi, LTE, small cells – e nas redes heterogêneas.

Amdocs faz nova aquisição na área de otimização de redes móveis

A solução, anunciada no Brasil nessa quarta-feira (12), já chegou ao País com um primeiro cliente: a TIM do Brasil, que implementará a ferramenta nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, até o início do mundial. O objetivo é garantir uma infraestrutura de redes adequada para atender a população local e receber visitantes, que poderão usar a rede da operadora, informou a Amdocs.

Nelson Wang, presidente da companhia no Brasil falou sobre como a solução, resultado da aquisição da Actix e Celcite, pode ajudar as operadoras locais a otimizar as redes, melhorar o gerenciamento e atender a exigência dos clientes por serviços de qualidade.

A companhia não afirmou o valor do investimento feito pela TIM para implementar a solução, e disse que isso depende da infraestrutura de cada prestadora, e informou que quatro na América Latina adotaram a ferramenta, sem citar nomes. “Para a operadora existem várias vantagens: trabalhamos com todos os equipamentos, então, atende redes heterogêneas, e pode ser integrada com equipamentos de vários fornecedores”, completa.

A solução promete melhorar o tráfego de dados, automatizar e otimiza o acesso de rádio nas redes e reduzir as despesas, já que prestadoras não precisarão usar o hardware RAN para suprir os problemas de acesso, que podem representar 50% de todas as despesas de capital.

“O software monitora o que está acontecendo na rede e conseuge melhorar a performance pra uso efeitvo, economizar, otimizar os recursos de rede e melhorar a experiência do usuário”, garante Wang, e afirma que a solução pode aumentar ou diminuir a banda do usuário, conforme demanda. “Consigo trazer informação atualizada e fazer um plano para melhorar a performance dele e fazer um serviço completo. A solução pode ajudar a aumentar a capacidade de dados na rede, seja voz, dados, internet ou vídeo”.

 

fonte:ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!