TJRS inicia implantação do Processo Judicial Eletrônico
Expectativa é de que até o final deste ano 70 das 165 comarcas do estado já estejam utilizando o PJe em varas cíveis.
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) deu início há poucos dias um projeto piloto para a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no estado. Inicialmente, o sistema está sendo usados em processos de execução fiscal de duas varas cíveis da comarca de Tramandaí, no litoral do estado. Na comarca tramitam cerca de 70 mil processos relativos à execução fiscal.
Tribunal de Justiça do Acre avaliará decisão sobre Telexfree na segunda-feira (8)
“Iniciamos no final do mês passado, em caráter de teste, com apenas alguns atos processuais, como o encaminhamento de documentos e a distribuição de algumas ações. Este mês é que os processos começarão a ser distribuídos em maior número”, afirma o desembargador Ricardo Hermann, que coordena a implantação do sistema no TJRS.
De acordo com o desembargador, a expectativa é que até o final deste ano 70 das 165 comarcas do estado já estejam utilizando o PJe em varas cíveis. Ao longo da última semana, um técnico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) esteve na comarca para dar apoio à implantação do sistema, auxiliar na orientação a advogados e capacitação de servidores.
Ainda segundo Hermann, o passo seguinte é ampliar o uso do PJe para as demais classes processuais que tramitam nas varas cíveis da Justiça comum. A implantação do sistema nas varas da capital - Porto Alegre – deve ser uma das últimas etapas do cronograma.
Fonte:ipnews