Trojan bancário ataca 100 mil brasileiros

14/09/2015 11:29

Malware Escelar também afetou usuários brasileiros nos EUA. 

Durante os três últimos meses a Unit 42, Unidade de Pesquisas da Palo Alto Networks, vem monitorando um Trojan bancário que está afetando vítimas no Brasil e nos Estados Unidos. Conhecido como Escelar, o malware veio à tona em janeiro deste ano e, desde então, tinha cerca de 100 mil casos de tentativas de infecções.

Agentes maliciosos espalham o Trojan por meio de e-mails de phishing em português e estão mirando atualmente em sete bancos brasileiros. Uma vez entregue, o Escelar tem várias fases de instalação, onde o malware é baixado usando conexões diretas com múltiplos servidores Microsoft SQL, que também são utilizados para comando e controle (C2) de funcionalidade.

A descoberta mais recente de um servidor Microsoft SQL sendo utilizado como infraestrutura Escelar continha registros de 1660 infecções, todas conectadas em um período de dois dias.

Trend Micro aprimora segurança em migração para a nuvem AWS

O malware é capaz de controlar transações bancárias realizadas no Internet Explorer e coletar credenciais de e-mail que, por sua vez, são utilizadas para espalhar ainda mais o malware.

 

Fonta:Ipnews