Twitter confirma Jack Dorsey como seu novo CEO

05/10/2015 16:45
Cofundador da empresa já atuava como CEO interino desde junho, quando o então CEO Dick Costolo deixou o cargo
 

O conselho do Twitter confirmou hoje a notícia publicada na última quarta-feira pelo site Re/code, nomeando Jack Dorsey, cofundador e presidente executivo interino do microblog, presidente-executivo permanente, mesmo mantendo seu cargo como principal executivo da companhia de serviços de pagamento online Square, situação incomum no Vale do Silício. Dorsey também ocupa uma posição no conselho da The Walt Disney Company.

Como já havia acontecido na data da publicação da reportagem, a confirmação da notícia foi bem recebida por investidores, inicialmente. Mas depois as ações começaram a cair.  Parece que eles não estão nada entusiasmados em ver o CEO ter que dividir o seu tempo entre duas empresas. Algo minimizado pelo conselho.

Os conselheiros fizeram questão de ressaltar que Jack Dorsey já atuava como CEO interino desde junho, quando o então CEO Dick Costolo deixou o cargo, e nessa função cumpriu todas as suas metas, sem deixar de se dedicar também à Square.

A nomeação de Dorsey põe um ponto final a meses de especulação e dá ao co-fundador a difícil tarefa de transformar a empresa, revertendo o lento crescimento de usuários registrado nos últimos meses, criando um caminho sólido para a lucratividade.

A rede social está sob pressão intensa para descobrir como atrair novos usuários para o seu serviço. Ao contrário do Facebook, que chegou facilmente a um bilhão de assinantes, o Twitter cresceu rapidamente no início, mas parece ter atingido o topo.

Na opinião de Dorsey, ao caminho para reter os usuários e atrair anunciantes é "tornar o Twitter mais fácil para todos". O Project Lightning é a próxima tentativa de materializar isso. Um recurso projetado para entregar mais valor aos usuários.. A ideia é a inclusão de uma nova área no Twitter, via tag, que reunirá conteúdos eventos populares naquele momento. E em vez de apenas mostrar os tweets com base na cronologia, editores humanos também vão decidir que conteúdos mostrar. "O Twitter precisa se comunicar melhor por que as pessoas que devem querer usá-lo", afirmou em uma reunião com a imprensa e investidores nesta segunda-feira, antes da abertura dos mercados.

O microblog relatou forte crescimento em seu negócio de publicidade no último trimestre, mas a rede social não é rentável, em parte porque investe muito na infraestrutura que suporta o serviço.

O conselho também nomeou como COO Adam Bain, que foi presidente da Global Revenue & Partnerships desde setembro de 2010.

Fonte:IDGNOW