Uber arremata serviço de mapas da Microsoft e também os funcionários

30/06/2015 09:29
A Uber vai agregar ao seus mapas digitais a tecnologia do Bing Maps. O acordo também envolve mover 100 funcionários da MS para a startup
 

O serviço de compartilhamento de transportes Uber está comprando da Microsoft a tecnologia usada pelo Bing Maps e também vai contratar 100 funcionários da Microsoft que trabalham na área de captura de imagens e análise de dados para mapping. 

O acordo entre as empresas foi anunciado nesta segunda-feira. A Microsoft decidiu que não vai mais investir ela mesma na coleta de imagens e dados para o Bing Maps e que vai terceirizar essa tarefa para parceiros, no caso o Uber. O Bing Maps vai continuar a fornecer informações de trânsito e roteiros de viagem para os usuários.

Os funcionários que serão transferidos para o Uber representam "uma pequena parte" do time maior de mapas da Microsoft, informaram as empresas. Para a Microsoft, a transação segue a diretriz do CEO Satya Nadella de que a empresa deve se concentrar na sua atividade de oferecer serviços de produtividade, disse uma porta-voz da companhia ao comunicar o acordo com a Uber.

Os bens comprados pela Uber também incluem um data center instalado na cidade de Boulder, no estado do Colorado, e também câmeras, software e licenças de propriedade intelectual da Microsoft. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados e a transação deve se completar at;e o final do próximo mês

A Uber não quis explicar como pretende usar os novos produtos. Possivelmente eles vão beneficiar o sistema de navegação e estimativa de tempo de chegada dos carros, bem como o UberPool, um recurso disponível em algumas cidades que permite às pessoas compartilhar uma corrida quando estão indo para a mesma região e dividir os custos. Em São Francisco, por exemplo, quase a metade das corridas com o Uber usam o UberPool, segundo informou o CEO do Uber, Travis Kalanick, em uma entrevista no início do mês. 

A Uber utiiza seus próprios dados de mapas combinados com dados de vários provedores, incluindo Google, Apple e Baidu. Uma porta-voz da empresa disse que eles vão continuar a trabalhar com parceiros além de investir em tecnologia própria.

Essa não é a primeira compra da Uber desde seu lançamento, em 2010. No início de 2015 a empresa comprou a companhia de mapas deCarta, cuja tecnologia de mapas e serviços de localização tem sido usada em carros da GM e Ford e também em dispositivos da Samsung e Blackberry. Em maio, a Uber tentou comprar o serviço de mapas da Nokia, o Here, que também atraiu outros interessados, como BMW e Audi. 

 

Fonte:ipnews