União Europeia multa Google em 4,34 bi de euros por concorrência desleal em Android

19/07/2018 15:23

Órgão acusa empresa de tecnologia de favorecer seu serviço de busca nos smartphones com seu sistema operacional.

A União Europeia multou o Google em 4,34 bilhões de euros por violação das regras de livre concorrência. O grupo acusa a empresa por abusar da sua posição de liderança no mercado de sistemas operacionais obrigando aos usuários do Android a usarem seu serviço de busca. De acordo com a Comissão Europeia de Concorrência, a prática priva os consumidores europeus das vantagens de uma concorrência efetiva.

Google e Mercado Pago firmam acordo para viabilizar compra sem cartão no Google Play

A comissão determinou que o Google cesse a prática em até 90 dias sob pena de novas multas, que podem chegar até a 5% da média mundial do volume de negócios diários da Alphabet, dona da empresa. O Google vai recorrer da decisão.

O presidente-executivo da empresa, Sundar Pichai, diz estar preocupado com o impacto da decisão. “Estamos preocupados que haja um comprometimento do equilíbrio cuidadoso que atingimos com o Android, e que isso envie um sinal preocupante em favor de sistemas proprietários em plataformas abertas”, disse, em um post no blog do Google.

Ainda segundo Pichai, a empresa criou mais escolhas para os usuários, já que eles podem excluir aplicativos originais do sistema e baixar outros que preferir. Além disso, o Google argumenta que a sua concorrente direta, a Apple, não garante uma competição justa por praticar preços elevados na troca de plataforma incorridos por seus usuários.

O órgão europeu já havia multado o Google em 2,42 bilhões de euros no ano passado por favorecer sua plataforma Google Shopping ao invés dos concorrentes. A multa dessa semana, porém, é a maior que a comissão já havia aplicado. Apesar disso, a pena representa pouco mais de duas semanas de receita da Alphabet, segundo a Reuters, e não deve pressionar as reservas de capital de US$ 102,9 bilhões da companhia, segundo a Reuters.

 

Fonte:Ipnews