Uso de cartão em compras online está com os dias contados
87% das pessoas entrevistadas em pesquisa feita pelo MercadoPago em parceria com o instituto Ipsos acreditam que em 10 anos as compras acontecerão por celulares e tablets; personalização, reconhecimento digital ou código de barras escaneado no celular.
Uma parcela considerável (87%) dos entrevistados em uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos, sob encomenda do MercadoPago, acredita que em dez anos estarão comprando por dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Hoje, os celulares e tablets respondem por 21% e 12%, respectivamente das compras na internet. A pesquisa também mostra que o uso de dispositivos alternativos para realizar transações online no futuro, como computador de bordo do automóvel e telas em eletrodomésticos está no radar de 20% dos consumidores.
Site busca crédito pessoal com taxa de 1,09% e pagamento em até 240 vezes
Usuários de dispositivos móveis preferem comprar aos domingos, diz pesquisa
Quando questionados sobre como gostariam de realizar os pagamentos daqui há dez anos: 45% dos consumidores esperam ter opções de pagamentos personalizados, 44% gostariam de pagar com reconhecimento digital, 42% preferem escanear códigos de barras com celulares, 30% pretendem comprar pelo dispositivo móvel com débito em conta e 29% têm como expectativa pagar com reconhecimento de retina. Outros desejos dos usuários são: escaneamento de QR code com o celular (28%) e inclusão de aplicativo do facilitador de pagamentos em seu aparelho móvel (27%).
O levantamento aponta que até 2017 a América Latina terá 243 milhões de smartphones em uso, um crescimento de 50% em relação a base atual. Já os gastos com compras na internet devem crescer de 54% para 79% nos próximos dez anos.
Outra tendência apontada é aumento do uso de multitelas pelos consumidores, ou seja, eles passarão a utilizar diferentes tipos de dispositivos para comprar na internet. Hoje, 97% dos entrevistados utilizam o computador, outros 21% usam o celular e 12% fazem compras pelos tablets. Os números ultrapassam os 100% porque uma mesma pessoa selecionou mais de uma opção, o que comprova essa característica multitela.
“Os computadores são mais utilizados porque a maior parte das soluções em e-commerce foi desenvolvida para desktop. Mas as adaptações para mobile já são tendência, o que nos leva a crer no aumento de pagamentos via dispositivos móveis", destaca Celina Styne Ma, gerente de Marketing do MercadoPago.
Presente
A maioria dos brasileiros entrevistados (62%) respondeu que utiliza a internet para efetuar pagamentos de serviços, como banda larga, energia elétrica e água. Porém, uma grande parcela apontou celulares (58%), roupas e acessórios (50%) e objetos para casa e decoração (49%) como os principais itens de consumo online. A comodidade é apontada por 74% dos consumidores para preferir compras pela web. Destaque também para a busca de melhores preços (60%) e promoções (50%).
Quanto aos aspectos mais importantes para a escolha de um meio de pagamento, 64% mencionam segurança e 60% confiabilidade. Custo (47%), rapidez (42%) e facilidade (41%) completam a lista.
A pesquisa foi realizada em agosto deste ano com 2000 consumidores que fizeram alguma compra na internet nos últimos três meses. Foram cerca de 600 brasileiros entrevistados e o restante dos respondentes representaram cinco países diferentes da América Latina: Argentina, México, Chile, Colômbia e Venezuela.
Soluções para pagamentos móveis
Atento à tendência multitela dos consumidores, o MercadoPago lançou recentemente novas soluções móveis: a tela de pagamentos para compras realizadas em aplicativos; o wallet MercadoPago (aplicativo móvel que transforma o celular em carteira digital) e o leitor de cartões para que vendedores possam cobrar suas vendas de forma presencial.
A solução de Tela de Pagamentos permite a qualquer aplicativo adicionar o facilitador MercadoPago como a solução de pagamento. A integração aos aplicativos se dá de maneira automática a partir do uso do código-fonte de MercadoPago (o SDK – kit de desenvolvimento de software), que gera a solução de pagamentos. A solução está disponível para aplicativos de qualquer sistema operacional. Entre os clientes que já aceitam a solução estão o UBook (aplicativo de audiolivro) e a EasyTaxi.
O aplicativo Wallet MercadoPago transforma o celular em uma carteira digital. O aplicativo permite que qualquer usuário realize pagamentos pelo celular e, principalmente, transferências de valores para outros usuários de MercadoPago. A transferência entre contas abre uma grande oportunidade a profissionais liberais para que aceitem cartão de crédito, já que o profissional pode cobrar e receber pagamentos de seus clientes via solicitação gratuita de dinheiro pelo aplicativo.
Outra novidade é o leitor de cartões - um aparelho que, conectado ao smartphone ou tablet, permite a qualquer vendedor ou prestador de serviços a cobrança de valores por meio de cartões de crédito e débito de forma móvel. O leitor se conecta ao dispositivo a partir da saída de áudio. Produzido pela Verifone, aceita cartões com tarja magnética ou chip e senha. O leitor opera quando o vendedor abre o aplicativo móvel do MercadoPago e inicia o processo de cobrança, digitando o valor a ser cobrado e número de parcelas.
O comprador deve digitar a sua senha no dispositivo do leitor de cartões para que a compra seja efetivada. São aceitas todas as principais bandeiras de cartão do país, com parcelamento em até 12 vezes. O leitor de cartões está em fase beta e será distribuído de forma gradual. Mais informações sobre o leitor podem ser encontradas em www.mercadopago.com.br/receber-pagamentos-pelo-celular.
Fonte:ipnews