Uso de smartphones alcança 80% dos brasileiros, revela pesquisa

18/10/2016 10:50

De acordo com estudo realizado pela Deloitte, aumento no uso de aparelhos já causa transformação na rotina de brasileiros.

mexendo-smartphoneO Brasil está cada vez mais conectado e de olho nos smartphones. Segundo o Global Mobile Consumer Survey 2016, estudo da consultoria Deloitte que avalia o hábito de consumo de equipamentos e serviços de tecnologia móvel, 80% dos brasileiros já usam smartphones em seu dia a dia — número próximo à média global, de 81%.

Trata-se de um aumento de 176% ao ser comparado com o acesso total aos smartphones em 2013, quando apenas 29% da população no Brasil possuía um telefone celular inteligente.

Mercado global de smartphones registra desaceleração

“Há alguns anos atrás, este número era muito baixo”, afirma a sócia-líder para atendimento à indústria de tecnologia e telecomunicações da Deloitte, Marcia Ogawa, sobre o uso de smartphones no Brasil. “A penetração e interesse do brasileiro em relação aos smartphones é muito alto. Há também um uso cada vez mais frequente do 4G. Saltou de 25% para 48%. Isso comprova o aumento no número de pessoas com celulares.”

Com maior uso de smartphones pelos brasileiros, hábitos em relação ao uso dos aparelhos também começam a ser observados no País. Ainda de acordo com o Global Mobile Consumer Survey 2016, 37% dos donos de smartphones afirmam verificar suas mensagens instantâneas, em aplicativos como o WhatsApp, caso acordem no meio da noite. Enquanto isso, 28% dos pesquisados disseram que chegam a responder mensagens durante a madrugada.

Nos extremos do dia, o smartphone também se torna uma figura marcante. Segundo o estudo, pelo menos 32% dos donos de telefones inteligentes dizem que a primeira coisa que fazem ao acordar é olhar seu aparelho. Ao final do dia, 48% das pessoas disseram que dão uma última olhadinha no smartphone, cinco minutos antes de ir dormir.

“As facilidades proporcionadas pelas tecnologias condensadas em um único smartphone estão transformando o dia a dia das pessoas em todo o mundo”, avalia Ogawa. Para Craig Wigginton, consultor da Deloitte para telecomunicação global, o Brasil já se mostra à frente de outros países. “Se compararmos com a América, o Brasil é um dos que mais teve aumento no uso e, principalmente, mudanças no hábito de uso.”

Hábitos perigosos relacionados ao uso do smartphone também começam a aparecer no Brasil. Na pesquisa da Deloitte, 15% das pessoas que possuem um smartphone costumam atravessar ruas interagindo com os seus aparelhos. Mais perigoso ainda, 12% dos participantes do estudo que têm telefones móveis frequentemente dirigem veículos usando seus aparelhos.

 

Fonte:Ipnews