Usuários abrem brechas para ações de hackers na nuvem
O mercado de infraestrutura de serviços na nuvem (IaaS) vai crescer 32,8% e vai atingir receita de US$ 16,5 bilhões em 2015, o que significa uma forte adoção por parte das corporções, mas ainda há pontos críticos, sustenta o Gartner.
O principal deles é priorizar políticas específicas de governança de segurança. “muitas instituições usam a nuvem de forma equivocada”, afirmou Jay Heiser, VP de Pesquisas do Gartner especializado em cloud.
Segundo o Gartner, até 2020, 95% das falhas de segurança em nuvem ocorrerão por erros dos usuários, que deixam as portas abertas , e não por conta dos equipamentos como os servidores.
"Precisamos ficar atentos à essa mudança é preciso cumprir determinadas ações básicas para o uso seguro da nuvem", detalhou. E um dos desafios, hoje, é saber qualificar e classificar a informação. "Compartilhar dados na nuvem exige aprendizado", completa Heiser.
De acordo ainda com a consultoria, hoje, 90% do investimento das empresas em segurança vão para prevenção e somente 10% são direcionados para a detecção e resposta. A expectativa é de que nos próximos cinco anos esse modelo mude: 60% para prevenção e 40% para detecção e resposta.
Fonte:Convergenciadigital