Veeam vence ações de violação de patentes da Symantec nos EUA

22/11/2016 09:21

Resultados ilustram que fornecedores de tecnologia legada não podem reprimir a concorrência de empresas inovadoras com melhores produtos.

justiçaA Veeam Software, provedora de soluções que entregam disponibilidade para a empresa Always-On, anuncia que os casos de violação de patente que a Symantec (agora Veritas) abriu contra a Veeam há mais de quatro anos finalmente terminaram com a rejeição da corte federal das ações jurídicas com prejuízo. A Corte e o Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) sustentaram a abordagem da Veeam de entregar soluções de disponibilidade para a Empresa Always-On, demonstrando que fornecedores que querem prolongar a longevidade de tecnologias legadas não podem reprimir a inovação e quebrar abordagens inovadoras de outros fornecedores com ações judiciais sem fundamento.

“Não é inédito na nossa indústria que os fornecedores ‘tradicionais’ temam mudanças e que eles abusem do sistema legal em uma vã tentativa de sufocar a inovação e proteger seus negócios legados”, disse William H. Largent, CEO da Veeam. “Este caso é um exemplo perfeito. Nos últimos quatro anos, a Veeam tem resistido em contestar essas alegações sem fundamento. Estou satisfeito que o USPTO foi a nosso favor, e realmente acredito que nosso caso envia uma mensagem clara ao mercado de que marcas inovadoras, como a Veeam, não serão intimidados por fornecedores supostamente ‘estabelecidos’.”

A Veeam venceu após uma disputa de quatro anos iniciada pela Symantec, porque os produtos legados de backup físico da empresa não puderam competir com a abordagem da Veeam de entregar soluções de disponibilidade para a Empresa Always-On. A gigante da indústria Symantec iniciou duas ações judiciais no Tribunal Distrital dos EUA no Distrito Norte da Califórnia.

O primeiro processo foi aberto em fevereiro de 2012 e o segundo, em outubro de 2012, alegando que os produtos da provedora violavam diversas patentes da Symantec de armazenamento, restauração e backup de dados. Com essas decisões, todas as reivindicações de patentes que a Symantec registrou contra a Veeam foram dadas como inválidas pelo USPTO ou foram suspensas pela Symantec com prejuízo.

Com a recente decisão do Circuito Federal afirmando a decisão do USPTO de que as reivindicações alegadas sobre a última patente da Symantec não eram patenteáveis, seus esforços para remover a Veeam como um concorrente chegaram ao fim. Ao todo, o USPTO declarou as reivindicações de sete patentes da Symantec como não patenteáveis: Patente EUA nº 7.831.861; 7.024.527; 8.117.168, 7.480.822, 7.093.086; 6.931.558; e 7.191.299. O Tribunal Distrital dos EUA no Distrito Norte da Califórnia rejeitou, no total, oito patentes reivindicadas com prejuízo.

 

Fonte:Ipnews