Vendas de PCs caem no mundo à espera do Windows 10

10/07/2015 15:26
Segundo levantamento do IDC, vendas de computadores caíram 11,8% pelo mundo no segundo trimestre de 2015.
 

As vendas de PCs caíram 11,8% pelo mundo no segundo trimestre de 2015 em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo um relatório liberado nesta quinta-feira, 9/7, pela IDC.

No total, os fabricantes enviaram um total de 66,1 milhões de unidades mundialmente, incluindo desktops e laptops rodando o Windows e outros sistemas. Esse número ficou um pouco abaixo do que a IDC esperava. 

A consultoria afirma que essa queda foi causada, em parte, porque as vendas de PCs no mesmo período de 2014 foram impulsionadas pelas pessoas comprando novos computadores para fazerem o upgrade do Windows XP, que a Microsoft parou de suportar em abril daquele ano.

Além disso, os parceiros das fabricantes reduzieram os estoques no segundo trimestre em preparação para os novos aparelhos rodando o Windows 10, que levaram às quedas das vendas. Os consumidores fora dos EUA também foram afetados pelas mudanças nas taxas de câmbio pelo mundo uma vez que algumas moedas se enfraqueceram em relação ao dólar.

No entanto, a queda não causou muita preocupação para o VP de PCs para o mundo da IDC, Loren Loverde. Segundo ele, o declínio nas vendas “está dentro das expectativas” e o mercado de PCs vai estabilizar nos próximos anos.

 Vale lembrar que a Microsoft vai permitir o upgrade gratuito para o Windows 10 para todos os usuários que tiverem uma máquina rodando o Windows 7 ou 8.1. Por isso, os especialistas não apostam que o novo sistema possa “salvar”  as vendas de PCs ainda em 2015.

 

Fonte:IDGNOW